Acervo

terça-feira, 2 de maio de 2017

Mudança perigosa- Botafogo 0x2 Barcelona


O clima estava ótimo. O estádio cheio. O Botafogo, primeiro time brasileiro a estrear na competição, parecia pronto para ser o primeiro classificado ao mata-mata. A entrada em campo foi arrepiante! Sem Bruno Silva, suspenso, Jair Ventura preferiu abrir mais seu time. Escalou um 4-2-3-1. Aírton e João Paulo como volantes. Pimpão e Guilherme pelos lados. Camilo centralizado. Sassá na referência.

Não deu certo. Não é característica do alvinegro propor o jogo, agredir. Sem a consistência defensiva dos três volantes, a cobertura do lado direito não funcionou. Emerson Santos não é lateral. Carli é lento para sair pros lados. E não é bom no um contra um. O Barcelona escalou Tito Valencia pela esquerda. Aleman no meio. Ayovi (bem assessorado pelo lateral esquerdo Pineida). Um 4-2-3-1. E foi pelo lado direito de defesa do Botafogo que a equipe equatoriana ganhou o jogo.

No primeiro gol, Emerson Santos estava mal posicionado. E Carli não acompanhou Ayovi na velocidade. No segundo, novamente Emerson não estava lá. Com a vantagem, o Barça se posicionou mais atrás. Mas sempre a espera do contra ataque mortal. Foram onze finalizações contra apenas seis do Botafogo. Alguns jogadores estiveram abaixo da média. Pimpão, Guilherme, Sassá.

O alvinegro ainda deu azar. Camilo sentiu a coxa e teve que ser substituído no intervalo. Roger entrou em seu lugar. E nem Jair estava em uma noite inspirada. Ele não foi atuar como centroavante. Se posicionou atrás de Sassá. A criação do time de General Severiano ficou reduzida a praticamente zero. Apenas cruzamentos na área foram finalizados com perigo. Mas em todos o bom, mas espalhafatoso goleiro Banguera estava bem colocado.

A classificação antecipada acabou ficando com o Barcelona. O alvinegro ainda está bem próximo dela. Basta uma vitória em dois jogos. Mas as lições de hoje tem que ser aprendidas. Não se muda a característica de uma equipe do dia para a noite. Um time mais equilibrado defensivamente talvez tivesse obtido um resultado melhor. Não dá pra se querer mais do que se pode ter. O time de melhor contra ataque e mais efetivo da Libertadores não pode se abrir a esse ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros