Acervo

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Jogos Históricos- Libertadores 99-Vasco 2x4 Palmeiras




Ficha técnica do jogo

Data: 21/04/1999 Local: São Januário Público: 15.215 Árbitro: Wilson de Sousa Mendonça

Cartões amarelos: Nasa, Luizão, Marcos,Júnior Baiano e Roque Júnior. Cartão vermelho: Júnior

Gols: Luizão, aos 3. Paulo Nunes, aos 29. Alex, aos 31 e Ramon, aos 35 do 1 tempo. Alex, aos 2 e Arce, aos 5 do 2 tempo

Vasco: Márcio, Zé Maria, Odvan, Mauro Galvão e Alex Oliveira. Nasa, Paulo Miranda (Luiz Cláudio), Juninho Pernambucano e Ramon (Vágner). Donizete (Zezinho) e Luizão. Técnico: Antônio Lopes

Palmeiras: Marcos, Arce, Júnior Baiano, Cléber e Júnior. Galeano (Rogério), César Sampaio, Zinho e Alex (Roque Júnior). Paulo Nunes e Oséas (Evair). Técnico: Luís Felipe Scolari

O Jogo, lance a lance


-No primeiro confronto, no Parque Antártica, houve empate de 1x1. Nova igualdade em São Januário e a vaga para as quartas de finais seria decidida nos pênaltis. Quem passar, enfrenta o Corinthians.

-O início do Vasco não poderia ser melhor. Aos três minutos, Donizete fez a jogada pela esquerda. Achou Luizão. O atacante bateu forte, de perna esquerda, sem deixar a bola cair. Marcos demorou a pular e não alcançou. Um a zero.

-Aos seis, Donizete, agora na direita, passou por Cléber a bateu. Marcos bateu roupa e quase Juninho Pernambucano consegue aproveitar a sobra. Nos primeiros quinze minutos, foram quatro finalizações do time carioca contra apenas uma do alviverde paulista. Aos 18, Júnior recebeu cartão amarelo depois de puxar a camisa de Juninho Pernambucano e parar o contra ataque vascaíno. Um minuto depois Donizete teve a chance de ampliar o marcador. Ele recebeu ótimo passe de Alex Oliveira, ficou cara a cara com Marcos. Mas titubeou e permitiu que Cléber se recuperasse e conseguisse prensar o chute, junto com a boa e corajosa saída de Marcos.

-Em desvantagem, o Palmeiras teve que mudar seu estilo e propor o jogo, buscar o resultado. E como tinha qualidade pra fazer isso. Principalmente pelos lados do campo, na direita com Arce e Paulo Nunes. Na esquerda com Zinho e Júnior. Sempre levando vantagem em cima de Zé Maria e Alex Miranda. Aos 29, chegou ao empate. Falta cobrada para Júnior na esquerda. Ele bateu rasteiro para a área. A bola passou por quase todo mundo. Menos por Paulo Nunes, que na segunda trave escorou e empatou a partida. Um a um.

-Aos 31, contra ataque de almanaque do Palmeiras. Zinho esticou para Alex. Ele avançou, tabelou com Paulo Nunes e bateu rasteiro. Márcio pulou, mas o tiro passou por baixo do seu braço. Falha do goleiro. Verdão vira vira, dois a um.

-Aos 35, Alex Oliveira recebeu bateu forte, da intermediária. Marcos espalmou para escanteio. Ramon cobrou de forma venenosa, fechada. Galeano desviou e acabou colocando nas próprias redes. O árbitro deu gol olímpico de Ramon. Tudo igual novamente, dois a dois.

-Aos 47, Alex Oliveira apareceu na meia direita e finalizou. O tiro saiu raspando a trave esquerda de Marcos na derradeira chance dos 45 minutos iniciais.

-Foram seis oportunidades de gol do time da casa contra duas do visitante no primeiro tempo. No marcador, no entanto, placar igualado.

Segundo Tempo

-O Palmeiras voltou do intervalo com Rogério no lugar do já amarelado Galeano. Deu certo. Aos dois minutos, Rogério recuperou uma bola no campo de ataque e abriu para Paulo Nunes. Recebeu de volta e cruzou. Alex se antecipou a Zé Maria e, de sola, empurrou para o fundo das redes. Três a dois Palmeiras.

-Aos cinco, falta no lado esquerdo do ataque palmeirense. Arce bate direto. Márcio demora a reagir. A bola bate em suam mão, na trave e entra. Verdão quatro a dois. E muito próximo da classificação.

-Aos nove, Luizão recebeu na meia esquerda, derivou para o meio a bateu. Marcos desviou para escanteio. Imediatamente, Lopes mexeu no time. Tirou Ramon e Donizete e pôs Vágner e Zezinho em campo.

-O desenho do jogo era claro. O Vasco no desespero, indo com tudo a frente. E o Palmeiras fechado, buscando os contra ataques e fazendo o tempo passar. Aos 20, Felipão tirou Oséas e colocou Evair em seu lugar. Aos 21, Juninho Pernambucano cobrou falta e Marcos defendeu com imensa dificuldade.

-A pressão do Vasco era grande. Aos 23, Zezinho deu o drible da vaca em Júnior. Foi a linha de fundo e cruzou. A bola ia na cabeça de Luizão. Mas havia uma mão salvadora de Marcos para desviar o centro e salvar o alviverde. Aos 27, Lopes tirou o volante Paulo Miranda e colocou o atacante Luiz Cláudio.

-Aos 28, Zé Maria fez um esforço sobrenatural para evitar que a bola saísse pela linha d efundo e conseguiu cruzar. Luizão testou com muito perigo para a meta de Marcos. Imediatamente, Scolari tirou Alex e pôs Roque Júnior como volante a frente da zaga para fechar ainda mais o meio de campo. Aos 35, Júnior foi expulso depois de receber os segundo cartão amarelo por falta em Zezinho. Scolari manda Zinho para a lateral esquerda para os últimos dez minutos de jogo. Aos 38, Luizão sofre falta dentro da meia lua. Alex Oliveira cobra e a bola tira tinta do travessão de Marcos.

-Aos 41, Evair girou em cima de Odvan com enorme facilidade e achou Paulo Nunes solto pela meia esquerda. O diabo loiro entrou na área e tocou na saída de Márcio. O chute saiu a esquerda da meta vascaína.

-O Palmeiras avançava, depois de um grande jogo. O Vasco lutou até o fim. Mas não teve forças para reverter o quadro. Assim, o atual campeão da Libertadores estava eliminado. A américa teria novo rei. E a coroa alviverde começou a ser forjada nesse 21 de Abril de 1999.

Espero que tenham gostado. Em breve, mais jogos históricos descritos em detalhes aqui no blog. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros