Acervo

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Jogos Históricos- Brasileiro 1990- Botafogo 1x0 Flamengo



Jogo realizado no dia 30 de setembro de 1990, válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro. Estava em jogo também a Taça Gérson canhotinha de ouro para o vencedor do clássico. O Botafogo tinha uma vitória, dois empates e quatro derrotas. Era o oitavo colocado do grupo A, com quatro pontos ganhos. o alvinegro foi a campo com Ricardo Cruz, Paulo Roberto, Gilson Jáder. Wilson Gottardo e Renato. Carlos Alberto Santos, Luisinho, Djair e Carlos Alberto Dias. Vivinho e Valdeir. O treinador era Valdir Espinosa.


O Flamengo também não fazia boa campanha. Uma vitória, quatro empates e duas derrotas. Seis pontos ganhos e a sétima colocação do grupo B. A escalação foi assim definida pelo técnico Jair Pereira. Zé Carlos, Josimar, Vitor Hugo, Rogério e Piá. Júnior, Aílton e Nélio. Renato Gaúcho, Gaúcho e Zinho.

Primeiro Tempo

-O clássico começou equilibrado. Em situação ruim no campeonato, as duas equipes jogavam com cautela.O alvinegro tinha mais movimentação do meio pra frente. Seus jogadores não guardavam posição fixa. O rubro-negro era mais estruturado. Renato atuava pela direita. Zinho, na esquerda. Nélio dava suporte a Gaúcho pelo meio.

-Aos 10 minutos, Valdeir recebeu de Luisinho, colocou na frente e foi empurrado por Vitor Hugo. Pênalti bem marcado por Luís Carlos Félix. Depois de dois minutos de muitas reclamações, Paulo Roberto cobrou e Zé Carlos defendeu, caindo no seu canto direito.

-A partida era disputada de intermediária a intermediária. Sem grandes emoções. O Botafogo era melhor distribuído em campo. O Flamengo tinha um problema sério. Zinho e Renato afunilavam pelo meio. Com isso, não havia jogadas pelas pontas. E Gaúcho não tocava na bola. Tanto que o rubro-negro só ameaçou aos 31 minutos. Zinho cobrou escanteio da esquerda. Gaúcho disputou com Gilson Jáder no alto. Aílton pegou o rebote e bateu. A bola entraria, mas desviou no pé de Vivinho e foi pela linha de fundo.

-Aos 34, Renato foi levando a bola sem ser molestado por nenhum marcador. Da entrada da área, o lateral do Botafogo arriscou. Zé Carlos quase se complicou e bateu roupa. A zaga afastou o perigo. Foram duas chances alvinegras contra apenas uma do rubro-negro em uma etapa inicial sem grandes lances para o torcedor.

Segundo Tempo

-O Flamengo voltou melhor. Aos cinco, Nélio tocou para Aílton, que dividiu com Paulo Roberto e perdeu ótima chance de abrir o marcador. A marcação rubro-negra na saída de bola sufocava o alvinegro. Mesmo assim, as chances criadas eram muito poucas. Ou quase inexistentes.

-Espinosa mexeu no seu time aos 23. Saiu Djair e entrou Juninho. Aos 26, Vivinho lançou Valdeir. Ele passou na velocidade por Piá e bateu com perigo para Zé Carlos. Jai Pereira também resolveu usar a sua regra três. Saíram Gaúcho e Zinho e entraram Paulinho Carioca e Marquinhos. Nélio foi jogar de centroavante. Paulinho entrou na esquerda. E Marquinhos deu um pouco mais de liberdade a Júnior. O problema é que Nélio continuou tão isolado na frente quanto Gaúcho estava.

-Aos 38, Carlos Alberto Dias cruzou da esquerda. A bola foi na segunda trave. Zé Carlos e Piá ficaram olhando. Vivinho se antecipou e cabeceou entre o goleiro e a trave esquerda. Botafogo um a zero. Era a terceira vitória do alvinegro sobre o Flamengo naquele ano.

-Aos 41,Renato ganhou de seu xará e foi derrubado dentro da área por Wilson Gottardo. Pênalti não assinalado pelo árbitro. Espinosa tratou de fechar ainda mais seu meio de campo. Aos 43, saiu Vivinho e entrou o volante Pingo.

Espero que tenham gosta de relembrar mais esse jogo histórico do meu acervo. Em breve, voltaremos com mais. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros