Acervo

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Jogos Históricos. Corinthians 4 x 3 Palmeiras. Paulista 1971


O pré-Jogo
A partida aconteceu no dia 25 de abril de 1971 e valia pela décima primeira rodada. O Timão não vinha bem na competição e estava quatro pontos atrás do líder São Paulo, que era liderado por Gérson, o canhotinha de ouro. O Palmeiras seguia no encalço do Tricolor. E já tinha a base da equipe que conquistaria o bicampeonato nacional em 1972 e 1973. Portanto, uma vitória naquela fria tarde de outono paulistana seria fundamental para que ambos mantivessem as esperanças de conquistar o campeonato. Ninguém ainda sabia. Mas o Morumbi seria palco de um dos maiores clássicos de todos os tempos.

Ficha Técnica
Corinthians 4 x 3 Palmeiras
Data: 25/04/1971 Local: Morumbi Público: 60.445 Árbitro: Armando Marques
Corinthians: Ado, Zé Maria, Luís Carlos, Sadi e Pedrinho. Tião, Rivellino e Samarone (Adãozinho). Lindóia (Natal), Mirandinha e Peri. Técnico: Francisco Sarno
Palmeiras: Leão, Eurico, Luís Pereira, Baldochi e Dé. Dudu, Ademir da Guia e Hector Silva (Leivinha). Fedato, César e Pio. Técnico: Rubens Minelli
Gols: César, aos 35 segundos e aos 8 do primeiro tempo. Mirandinha, aos 5. Adãozinho, aos 24. Leivinha, aos 25. Tião, aos 26 e Mirandinha, aos 43 do segundo tempo.

Link para o jogo completo no meu canal do Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=gtcTbjxkrJI

O Jogo, Lance a Lance
-Logo aos 35 segundos Eurico cobrou falta na área. Ademir da Guia aproveitou a falha de Sadi. Ganhou o lance e bateu cruzado. César, na corrida, completou para as redes. Palmeiras 1 a 0.

-8 Minutos: Rivellino é desarmado no meio de campo por Dudu. Deste, a bola chega até Hector Silva que vê o deslocamento de César e faz ótimo passe. O artilheiro com calma e categoria toca na saída de Ado e faz 2 a 0. O início do Verdão era arrasador!

-Tecnicamente superior, o Palmeiras mandava no jogo. Isso apesar de estar inferiorizado no meio de campo, já que seu esquema tático era o 4-2-4 contra um 4-3-3 do Timão. Dudu e Ademir da Guia mandavam no setor.

-14 Minutos: Só dava Palmeiras. Fedato recebeu de Ademir. Driblou seus marcadores e da entrada da área finalizou forte. Rasteiro. Ado espalmou e teve que correr para evitar novo remate do ataque Palestrino.

-28 Minutos: Ademir tabelou com César e quase ampliou a vantagem Esmeraldina. A finalização do Divino cruzou toda a extensão da área antes de ser afastada pela zaga Corintiana. Foi por pouco!

-O Palmeiras diminui um pouco seu ritmo. O Corinthians aproveita para começar a chegar mais no setor ofensivo. Especialmente pelo lado direito de seu ataque. Onde Lindóia ganhava as disputas com o lateral Dé.

-30 Minutos: Rivellino abre o jogo para Lindóia na direita. O ponta bate de primeira. Na corrida. E assusta o goleiro Leão. Foi a primeira boa jogada do Corinthians em todo o jogo.

-31 Minutos: Rivellino cobra falta na entrada da área e obriga Leão a fazer excelente defesa e desviar para escanteio.

-39 Minutos: O caminho era pela direita. Lindóia cruza na medida para Mirandinha. O atacante finaliza por sobre a meta de Leão. Mesmo estando completamente livre de marcação.

-Chances Primeiro Tempo: Corinthians 3 x 3 Palmeiras

-Opinião do Primeiro Tempo: Beneficiado pelo gol relâmpago e pela maior categoria de seus jogadores o Palmeiras foi bastante superior nos 30 minutos iniciais. Só quando o Verdão diminuiu o ritmo é que o Corinthians conseguiu ameaçar. Vitória justa do Verdão.

Segundo Tempo

-Francisco Sarno voltou do intervalo com uma substituição. Adãozinho entrou no lugar de Samarone. Com isso, Rivellino foi liberado para jogar mais a frente. Encostando no ataque. Ficando Tião sozinho na proteção a zaga. Funcionou. O Corinthians entrou imprensando o Palmeiras em sua defesa.

-5 Minutos: Rivellino cobra falta da meia-lua com extrema violência. Leão espalma. Lindóia toca para o meio e Mirandinha, oportunista como sempre, manda para as redes diminuindo a desvantagem Alvinegra. 1 a 2.

-6 Minutos: Rivellino pega um rebote e solta uma bomba, de primeira, no travessão de Leão

-15 Minutos: Sarno gasta sua regra três. Entra Natal e sai Lindóia.

-18 Minutos: Minelli mexe pela primeira vez no Palmeiras. Sai Hector Silva e entra Leivinha

-19 Minutos: Peri faz boa jogada pela ponta-esquerda e toca para Mirandinha. O chute foi de bico. De perna esquerda. E saiu a esquerda da meta de Leão.

-23 Minutos: Ademir lança César. Aos trancos e barrancos ele vai ganhado da zaga. Tabela com Leivinha. Ado salva aos seus pés.

-24 Minutos: O jogo ficou alucinante. Adãozinho recebeu de Natal e soltou uma bomba da intermediária. Sem chance para Leão. Estava tudo igual no Morumbi. 2 a 2.

-25 Minutos: A resposta do Palmeiras foi imediata. Leivinha recebeu de Eurico e também arriscou de longe. A bola entrou no ângulo superior direito de Ado. O Verdão voltava a comandar o placar. 3 a 2.

-26 Minutos: Tião recebe passe de Natal. Domina e passa por Luís Pereira na corrida. Dribla Leão e faz um belo gol. Três a três. Três gols em três minutos. Que grande clássico estava acontecendo!

-28 Minutos: Trama do ataque Corintiano. Natal toca para Tião. Deste para Mirandinha, que protege com o corpo e acha Rivellino. Este rola para Peri finalizar de primeira. Cruzado. O tiro sai rente ao poste esquerdo.

-33 Minutos: Fedato cruza da direita. Leivinha, de peixinho, tenta a cabeçada. Ado chega junto e abafa a tentativa. A bola acaba saindo pela linha de fundo.

-O Timão parecia mais inteiro fisicamente no fim do jogo. Tanto é que Tião, que tinha como obrigação a marcação, se aventurou inúmeras vezes no ataque sem comprometer o sistema defensivo.

-42 Minutos: Contra-ataque fulminante do Corinthians. Adãozinho tabela com Natal. Arranca pela direita e toca para Mirandinha. O atacante tenta o chute. A bola explode na zaga e sobra limpa para o mesmo Mirandinha, que finaliza forte e marca o gol da virada do Corinthians. 4 a 3. De forma épica. Heroica. Sensacional. Como só o Corinthians sabe e pode fazer. Um clássico para entrar na história!

-44 Minutos: Armando Marques expulsa Leivinha e Rivellino por reclamação.

-Chances Segundo Tempo: Corinthians 7 x 3 Palmeiras

-Chances Totais: Corinthians 10 x 6 Palmeiras

-Opinião do Segundo Tempo: Com muita raça, o Corinthians dominou os 45 minutos finais. Criou mais chances e pareceu melhor fisicamente. As entradas de Natal e Adãozinho foram fundamentais para a virada. Justa. Por tudo que aconteceu no jogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros