Acervo

sexta-feira, 3 de abril de 2015

A Era de Ouro do Flamengo- Carioca de 80, Primeiro Turno


Carioca 80- Primeiro Turno

A estréia no primeiro turno foi diante do Bonsucesso, no Maracanã. A equipe jogou em ritmo de treino, sentindo o desgaste da viagem a Europa. O dois a zero, gols de Nunes e Júlio César ocorreu em ritmo de treino.

Na Gávea, a semana foi agitada. Primeiro Fumanchu se apresentou para aumentar o poderio ofensivo do time e reeditar com Nunes a parceria que tanto sucesso fez no Santa Cruz e no Fluminense. Coutinho comemorou a chegada dele e de Luis Pereira, dizendo que tinha em mãos “um senhor elenco”. O treinador foi além, para ele, “Com a chegada de Pereira, caminhamos a passos largos para tomar o lugar do Santos no futebol brasileiro e mundial”.

Sem Carpegianni, vetado pelo Departamento Médico, o Flamengo voltou ao Maracanã para enfrentar o Niterói. Como era esperado, veio uma avalanche de gols. Sete a um. Zico marcou quatro vezes. Tita, outras duas. Nunes completou o massacre. O detalhe dessa partida foi a presença de Luis Pereira. O defensor assistiu ao jogo de uma cabine de rádio e estava radiante com a boa fase do time. Sua estréia ia acontecer na terceira rodada, no clássico frente o Fluminense.

Para entrosar a nova dupla de zaga, Rondinelli e Luis Pereira, Coutinho marcou um coletivo. A vitória foi dos reservas por três (dois de Anselmo e Lico) a dois (Zico e Adílio). Pior, o novo defensor esteve mal. Lento, sem ritmo de jogo e foi batido constantemente. O técnico tratou logo de minimizar a má atuação, exaltando sua experiência e liderança.

No domingo, um Maracanã repleto de rubro-negros esperava ver o novo zagueiro parar Cláudio Adão. Não foi o que aconteceu. O empate de um a um, gol de Júlio César acabou sendo um prêmio para o Flamengo, que foi dominado pelo tricolor. Pereira esteve discreto e não comprometeu. Nunes acabou expulso e Tita contundido. A equipe perdia o seu primeiro ponto na competição.

Graças a tabela elaborada pelos cartolas, o mengo jogaria novamente no Maracanã, desta vez diante do Americano. O time de Campos já havia provado na Taça Guanabara que não deveria ser menosprezado. Sem Nunes, Tita e Carpegianni, o time não se encontrou em campo e o empate, em dois a dois (Adílio e Zico) acabou sendo justo. Coutinho teve que mexer muito na estrutura da equipe e escalou Lico no meio, Adílio na ponta direita e Anselmo no comando do ataque. Com tantas alterações, o tropeço foi considerado normal.

Julgado pelo Tribunal, Nunes pegou dois jogos de gancho. Com isso o juvenil Ronaldo deve jogar como centroavante e formar o ataque junto com Adílio e Anselmo, já que Fumanchu foi regularizado, mas vetado por estar com dores na virilha.

Na quinta rodada, a primeira viagem. O fla foi a Campos, pegar o Goytacaz. Uma magra vitória de um a zero, com gol de Ronaldo e com Raul garantindo o resultado lá atrás. Foi o suficiente para que uma chuva de críticas começasse a cair sobre o time.

E o panorama ainda ficaria pior, para o compromisso com o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, Coutinho não poderia contar com Zico e Júnior (servindo a Seleção). Em compensação, Nunes estaria de volta e Fumanchu estava liberado para fazer a sua estréia.

Novamente a equipe foi muito mal. Dominado pelo adversário durante todo o jogo, o rubro-negro se garantiu nas defesas milagrosas de Raul e no solitário gol de Luis Pereira para garantir mais dois pontos.

Havia uma grande expectativa para a volta de Carpegianni no clássico com o América. No teste para saber se jogaria ou não o gaúcho acabou vetado. Vitor entrou em seu lugar e deu outra cara ao meio de campo da equipe. A vitória de dois a zero, gols de Nunes e Fumanchu ficou em segundo plano. Só se falava na grande atuação do cabeça de área que deve ser mantido no onze titular.

A sorte parecia voltar a sorrir para o Flamengo. Na oitava rodada, vitória em cima do Olaria, fora de casa, por dois a zero (Adílio e Zico). Melhor ainda, no Maracanã o Vasco tropeçou diante do Volta Redonda (0x0) e agora divide a liderança do turno com o grande rival.

O compromisso seguinte foi diante do Bangu, em Moça Bonita. E aí, veio o tropeço fatal. Derrota de um a zero. No clássico da rodada, o Fluminense bateu o Vasco, por dois a um e assumiu a liderança, um ponto a frente de Flamengo e Vasco. Para sonhar com o título, o rubro-negro precisava vencer os quatro jogos restantes e torcer por um resultado ruim do tricolor. A situação estava complicada.

Na rodada seguinte, vitória contra o Serrano, em casa, por quatro a dois. Zico (2), Rondinelli e Adílio marcaram. Mas apesar de voltar à liderança provisória, com um jogo a mais que o Flu, o que chamou mesmo a atenção foi a quantidade de erros defensivos, diante de um adversário fraco.

Tita, recuperado de lesão diz que só entra em campo se renovar contrato. Sem ele, o Flamengo empata com o Botafogo em um a um, gol de Zico. O galinho, aliás acabou expulso numa jogada com Perivaldo e não pega o Campo Grande.

Os demais resultados da rodada foram América 1x0 Fluminense e Americano 1x2 Vasco. Com isso, o Vasco lidera com 18 pontos. Flamengo e Botafogo (com um jogo a mais) vem a seguir, com 17. O Bangu vem em quarto, com dezesseis e o Fluminense em quinto, com 15. Faltavam apenas duas rodadas para o fim do turno.

Pensando em contar com Zico, o clube planeja adiar o julgamento do galinho. Se o camisa 10 não puder mesmo jogar, Coutinho quer escalar Tita, colocando Fumanchu na ponta. Mas pra isso, depende de um acerto da Diretoria com o meia. Luis Pereira segue sendo massacrado por suas atuações ruins.

Na décima segunda rodada, mesmo jogando no Maracanã, o rubro-negro não passa de um zero a zero com o Campo Grande, resultado que praticamente o deixa fora da disputa pelo título do primeiro turno. Perguntado sobre a queda de rendimento da equipe, Coutinho diz não saber o que está havendo, mas que confia na volta por cima no returno.

Para completar, no dia seguinte o Vasco vence o Bangu por um a zero e elimina o Flamengo.

Zico, julgado pelo Tribunal, pega apenas um jogo de suspensão e está liberado para enfrentar o Vaso, na última rodada.

O zero a zero no clássico dos milhões mostra bem o momento ruim vivido pelo time da Gávea. Como o Fluminense venceu o Americano em Campos (1x0), Vasco e Fluminense vão se enfrentar em um jogo extra pelo título do primeiro turno. Pela primeira vez, desde 78 e sete turnos, mais a Taça Guanabara de 80, não seria o Flamengo a dar a volta olímpica.

A partida extra terminou empatada em um a um, após 120 minutos de futebol. Nos pênaltis, deu Fluminense.

No próximo texto: O Segundo turno Do Carioca de 80. Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros