Acervo

terça-feira, 31 de março de 2015

Era de Ouro do Flamengo- Pós Brasileiro, Excursão a Europa e Pré Carioca 80


Pós Brasileiro, Excursão a Europa e Pré Carioca 1980

Não houve nem tempo para comemorações exageradas. Na terça, dois dias após a conquista nacional, a delegação já embarcava rumo a Europa. E quem pensou que a equipe teria moleza, se enganou profundamente.

Logo em seu primeiro jogo na excursão, o Fla encarou o Eintracht Frankfurt, campeão da Copa da Uefa. Mesmo cansados da longa viagem, o time jogou bem e fez três a um nos alemães. Zico, de pênalti, Nunes e Andrade marcaram.

Esse triunfo só fez aumentar o prestígio do futebol brasileiro no velho continente. No Torneio de Toulon, conquistado pelo escrete canarinho, Mozer foi o grande destaque, sendo escolhido o melhor jogador da competição.

Da Alemanha, o mengo viajou para a Itália. Contra o Foggia, novo três a um. Conga (contra) e Tita (2) foram os autores dos tentos. Paralelamente, a Diretoria iniciou os contatos para repatriar o zagueiro Luís Pereira.

De volta ao Brasil, Zico e Júnior se ausentam do clube, para servir a Seleção. Coutinho permanece na Itália, para assistir a fase final da Eurocopa. O Presidente da CBF, Giulite Coutinho sugere que Flamengo e Inter se enfrentem em uma espécie de tira teima dos campeões. Sem datas, a idéia não vai para frente.

Nunes também é convocado por Telê para o amistoso frente a URSS. O atacante chega, treina bem e garante a sua escalação no lugar do machucado Serginho Chulapa. Comprovando a ótima fase, Nunes marca o gol do Brasil na derrota de dois a um para os soviéticos.

Pensando na maratona até o fim da temporada, a Diretoria rubro-negra dispensa o elenco por 10 dias. A reapresentação foi marcada para o dia 23, quando os treinamentos visando a Taça Guanabara começariam.

Nesse meio tempo, Carlos Henrique foi emprestado ao América por um ano. Toninho foi vendido ao Al Nassr, por 20 milhões de cruzeiros. E a delegação foi até Brasília ser recebida pelo Presidente Figueredo.

Sem perder tempo, Coutinho fez logo um coletivo no dia 24. Vitória de um a zero para os titulares, com gol de Tita.

O próximo compromisso da equipe era a participação no Torneio de Friburgo. Na estréia, um jogo horroroso e o empate sem abertura de contagem com a Seleção do Kuwait. Pior, na disputa de pênaltis, derrota por seis a cinco. Restaria ao mengo disputar o terceiro lugar no dia seguinte.

Diante do Friburguense, uma atuação bem melhor. A goleada veio naturalmente. Anselmo, com três gols foi o grande destaque do quatro a um. Almir, contra marcou o outro tento rubro-negro.

Como a Seleção de Telê não parava de jogar, as principais estrelas do Flamengo também não. Diante da Polônia, Nunes e Zico deixaram o campo lesionados. Para piorar ainda mais a situação, na Gávea Tita e Júlio César também se contundiram e viraram dúvida para a estréia na Taça Guanabara. Finalmente, Raul sentiu uma distensão muscular e ficará afastado da equipe por 40 dias.

No último amistoso antes de começar a briga pelo Tricampeonato da Taça GB (Que naquele ano foi disputado por seis equipes e sem fazer parte do Campeonato Carioca) mais uma atuação confusa e ruim. Empate de um a um com o modesto Itabuna, gol de Ronaldo.

No próximo texto: A Taça Guanabara de 1980. Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros