Acervo

segunda-feira, 13 de abril de 2015

A Era de Ouro do Flamengo- O fim de 1980 e o começo de 1981


Os últimos jogos de 80, as Férias e a Pré Temporada de 81

Desde já, a prioridade na Gávea será a conquista da Libertadores e depois do Mundial. Para isso, o elenco irá passar por reformulações. Coutinho e Rondinelli podem ser os primeiros a sair.

Enquanto tudo está sendo planejado, a equipe viaja até Porto Alegre e empata em zero a zero com o Grêmio, no jogo que serviu de entrega das faixas de campeão brasileiro para o clube carioca e de bicampeão gaúcho, para o tricolor.

Visivelmente desgastado, Coutinho entra de férias e diz que só resolve se fica ou sai depois do descanso. As especulações começam e dão conta que todos os jogadores emprestados serão devolvidos e que Fumanchu e Nunes serão vendidos.

Com o ótimo trabalho desenvolvido, Coutinho recebe várias propostas. Seleção do Paraguai, Grêmio e Inter são apenas algumas delas.

Na Gávea, uma bomba explode. Enquanto o treinador estava de féria em Angra dos Reis, um dirigente divulga uma lista de jogadores negociáveis. Segundo o cartola, a permanência de Coutinho estava diretamente ligada a negociação de Cantarele, Carlos Alberto, Júlio césar, Adílio, Nunes, Carpegianni, Lico, Rondinelli, Fumanchu, Gilson Paulino e Anselmo.

O técnico se defende dizendo que aqueles jogadores tinham vindo conversar com ele e que pediram para ser vendidos, se houvesse uma boa proposta. O episódio que serviu para desgastar ainda mais o comandante ficou conhecido como “a lista negra”.

Apesar da saída ainda não ter sido confirmada, os nomes dos possíveis substitutos começavam a pipocar na Gávea. Evaristo de Macedo e Rubens Minelli lideravam as apostas.

Nas eleições Presidenciais, Dunshee de Abranches vence e irá suceder Marcio Braga.

Em um treinamento visando a participação no Mundialito com a Seleção, Zico sofre nova distensão muscular e não jogará a competição.
Finalmente, Coutinho diz que não permanecerá no clube. Ele alega desgaste e falta de motivação para continuar o trabalho, mas na verdade, todos sabem que o vazamento da lista para a imprensa foi o que deixou a situação insustentável.

Para o seu lugar, o Flamengo apela para uma solução caseira. Modesto Bria é confirmado como novo treinador da equipe. O contrato vai até o fim da Taça de Ouro e tem a duração de quatro meses.

No recomeço dos trabalhos, Bria diz que não quer reforços. Ele alega que precisa conhecer melhor o elenco primeiro. Mesmo assim, Rondinelli recebe proposta do Palmeiras e fica com um pé no verdão.

No primeiro coletivo do ano, vitória de três a um dos titulares. Nunes, Adílio e Júlio César marcaram. Anselmo descontou para os suplentes.

Convocados para a Seleção Brasileira que ia disputar contra Bolívia e Venezuela as eliminatórias para a Copa de 82, Zico, Júnior e Tita estavam fora da primeira fase da Taça de Ouro. Para o lugar do galinho, chegou Peu, do CSA, por empréstimo até o fim do ano e com passe fixado em oito milhões de cruzeiros. Para fechar o negócio, o fla cedeu Luís Paulo, Antunes e Vilmário, além de pagar um milhão.

No segundo coletivo da temporada, goleada de quatro (Fumanchu, Nunes, Júlio César e Nelson, contra) a zero frente os reservas.

Bria tem um amistoso apenas antes da estréia no Campeonato Brasileiro. Segundo o técnico, Carlos Alberto jogará improvisado na lateral esquerda, no lugar de Júnior. Adílio substituirá Zico e Fumanchu jogará no lugar de Tita. Com essas mudanças, Leandro é mantido na lateral direita.

O clube recebe mais duas propostas para vender Adílio ao Los Angeles Aztecs e Júlio César, ao Talleres, da Argentina. O neguinho bom de bola recusa a proposta e permanece no Rio. Já o ponteiro não iria agora, mas depois seguiria para a terra de nossos hermanos.

Diante do São Paulo, no Morumbi, vitória de dois a zero, gols de Adílio e Nunes. A boa atuação no amistoso deixou o elenco confiante para uma boa estréia na Taça de Ouro, diante do Santos, no Maracanã.

No próximo texto: A Taça de Ouro de 1981. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros