Acervo

segunda-feira, 6 de abril de 2015

A Era de Ouro do Flamengo- Carioca de 80, Segundo Turno


Carioca 80- Segundo Turno

Com o fracasso no turno inicial, Coutinho tratou de mexer no time. Luis Pereira, que estava jogando como quarto zagueiro, passou a zaga central. Vitor foi efetivado na cabeça da área e Júlio César recuperou seu lugar na ponta esquerda.

Mas a maré de azar continuava. Nunes sofreu distensão na coxa e não sabe quando poderá retornar a equipe. Além disso, os Dirigentes reclamaram muito da tabela do segundo turno. O Flamengo teria as três primeiras partidas disputadas fora de casa. Coutinho diz “que estão tentando prejudicar o Flamengo”.

Para a vaga de Nunes, o treinador confirma a escalação de Ronaldo. E contra as retrancas, o “capitão” acreditava em Júlio César. “Os dribles e arrancadas dele serão nossa principal arma contra esses times que nos enfrentam fechados na defesa, pensando apenas no empate”.

Antes da estréia, surge na imprensa uma notícia bombástica. A Diretoria está negociando e espera a contra proposta de Cruyiff, craque holandês que estava jogando nos Eua. A negociação contudo, não foi adiante já que o jogador pediu quatro milhões por mês de salários.

No acanhado estádio de Ítalo Del Cima, vitória rubro-negra por três a um sobre o Campo Grande. Zico, Ronaldo e Anselmo marcaram.
Em busca do acerto do time, Coutinho comandou mais um coletivo, mesmo sem Zico, Tita e Júnior, que estavam servindo a Seleção. Os titulares vencem, por dois (Luis Pereira e Ronaldo) a um (Fumanchu).

No amistoso da Equipe Nacional, Zico (2) e Tita marcam na goleada por seis a zero sobre os paraguaios. Enquanto isso, na Gávea, uma pequena crise se fazia presente. Barrado do time titular, Rondinelli se recusa a ficar no banco.

Sem poder contar com os atletas que estavam na Seleção, o clube consegue adiar o jogo com o Volta Redonda, pela segunda rodada. Nos treinamentos, Coutinho barra Carlos Alberto e confirma Leandro como novo titular da lateral direita.

Contra o Fluminense, empate em dois a dois. Gols de Tita e Carpegianni. O novo titular Leandro foi eleito o melhor jogador em campo.

Insatisfeito com o desempenho do ataque, Coutinho ameaça barrar Nunes e Júlio César e colocar os ex juvenis Ronaldo e Édson. Os “veteranos”terão diante do Bangu a derradeira chance.

No coletivo, atuação ruim da equipe e empate de um a um com os reservas, gols de Zico e Rondinelli.

No Maracanã, o time conseguiu bater o Bangu por dois a um. Júnior e Nunes fizeram os tentos. Mais uma vez, Luis Pereira joga mal e Coutinho anuncia que ele está barrado. Marinho e Rondinelli formam a nova zaga da equipe.

Paralelamente, Tita renova seu vínculo com o clube por mais 15 meses. Ele passará a receber 350.000 cruzeiros por mês.

Na quinta rodada, mais uma oportunidade desperdiçada. Um a um com o América. Gol de Zico. Não importa quantas e quais alterações Coutinho fizesse. A equipe parecia que não se encontrava de maneira alguma.

O próprio treinador parecia perdido. Depois dessa partida, mais três mudanças foram anunciadas. Nunes, Carpegianni e Júlio César foram barrados. Adílio, Anselmo e Édson estavam escalados.

Surpreendentemente, dessa vez as mudanças parecem que foram acertadas. No coletivo, goleada dos titulares por quatro a zero (Tita, Zico, Anselmo e Édson).

Em Campos, diante do Americano, mais uma excelente vitória. Quatro a um, gols de Zico, Adílio, Tita e Anselmo. A equipe parecia retomar o fôlego e a confiança.

O compromisso seguinte era decisivo. O clássico com o Vasco. E a vitória de dois a zero (Júnior e Adílio) não só recolocou o mengo na liderança do turno (ao lado do próprio Vasco) com 10 pontos, como deixou a torcida em êxtase, acreditando cada vez mais no tetra. Faltavam três vitórias para a vaga na final.

Novamente confiantes os jogadores e os Dirigentes convocam a nação a invadir Petrópolis, para o jogo contra o Serrano. No dia da peleja, entretanto, choveu muito na cidade. O campo já era acanhado e ruim. Com a chuva, tornou-se enlameado. A serração junto com a iluminação fraca também era um problema. O Presidente Márcio Braga foi até os vestiários e perguntou se o time queria jogar mesmo naquelas condições. Segundo ele, a partida poderia ser adiada para o dia seguinte a tarde, quando a chuva deveria ter cessado e a iluminação seria melhor. Talvez confiante demais no bom momento de seus comandados, Coutinho mandou a equipe a campo.

Sem poder tocar a bola, o Flamengo se perdeu no início. Melhor adaptado a cancha e jogando fechadinho na defesa e explorando os contra ataques, o Serrano saiu na frente, com um gol de Anapolina. Depois disso, o rubro-negro passou a tentar os chuveirinhos para a área. Até conseguiu algumas finalizações, mas a noite era do goleiro Acácio, mais tarde contratado pelo Vasco. No fim das contas, derrota por um a zero e o sonho do tetra acabou ficando mais distante.

Para piorar ainda mais as coisas, Zico sofreu nova distensão e não joga mais em 80, podendo até mesmo desfalcar a Seleção Brasileira no Mundialito do Uruguai.

Para a vaga do galinho, Coutinho fica em dúvida se escala Lico ou Tita, passando Fumanchu para a ponta direita neste último caso. Depois dos treinamentos, o técnico resolve escalar Rondinelli na zaga e Fumanchu na direita.

As esperanças do Flamengo voltaram a ficar vivas depois da boa vitória de três a um sobre o Botafogo. Tita, Júnior, de pênalti e Nunes foram os autores dos tentos. No dia seguinte, os rubro-negros secaram o Vasco, que só empatou com o Fluminense. O resultado não era suficiente. A liderança seguia sendo do time de São Januário, com 13 pontos. O Flamengo vinha atrás, com 12. Agora, o fla precisava derrotar o Volta Redonda, fora de casa e torcer por um tropeço do Vasco, em casa, diante do Americano.

Em São Januário, o Americano segurou o um a um com o Vasco até o fim da partida. Aos 44, no entanto, os cruzmaltinos marcaram o segundo gol e garantiram a conquista do segundo turno e a vaga na decisão do campeonato contra o Fluminense.

Com o sonho do tetracampeonato tendo ido por água abaixo, restava acabar com dignidade a competição. Sem Zico e Tita, o Flamengo foi a Volta Redonda e venceu o time da casa por quatro a três, com gols de Nunes (2), Júnior e Leandro.

Na grande final, o Fluminense bateu o Vasco, por um a zero, gol de Edinho e conquistou o Campeonato Carioca encerrando o domínio rubro-negro no Rio de Janeiro.

No próximo texto: Os últimos jogosde 80, as férias e a pré temporada de 81. Até lá!



4 comentários:

  1. que loucura! não vale gastar um tempo contando a transição dos uniformes? foi nessa época que engrossaram as listras e tentaram enfiar short preto e meia branca, se não me engano nesse primeiro turno perdido, nnao?

    ResponderExcluir
  2. e tambem a camisa branca tradicional foi trocada pelo modelo eternizado no mundial de 81 (contando que esse comentario vai ser lido em 2057 e o mengão já terá conquistado diversos mundiais. ou terá acabado? estarei eu vivo? plante uma árvore! faça um blogue como este

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, As respostas para suas indagações, eu não sei. Mas a camisa branca estreou na Taça Guanabara. O jogo do título, contra o Vasco, foi o primeiro dela. Abs

      Excluir

Rádio Futbolleiros