Acervo

terça-feira, 28 de maio de 2013

Os arquivos das Copas do Mundo- 1970-Jogo 5-Bélgica 3x0 El Salvador



O quinto jogo da Copa de 70, foi o primeiro realizado no dia 3 de Junho. Bélgica e El Salvador completaram a rodada do Grupo A. Par chegar ao México, os belgas tiveram que realizar seis partidas. Estrearam derrotando a Finlândia, em Helsinque, por 2 a 1. Em seguida, receberam os finlandeses e os golearam (6 a 1). Em seguida, um grande resultado. Três a zero, em cima da Iugoslávia. O quarto compromisso aconteceu em Madrid. Empate com a Espanha, em um a um. Depois, foi a vez de receber a fúria, em casa. E os anfitriões não foram nada educados. Bateram os espanhóis (2 a 1) e carimbaram , por antecipação, a vaga para a Copa do Mundo. No último jogo, veio a única derrota dos diabos vermelhos, já relaxados e em clima de festa, eles foram batidos pela Iugoslávia, por quatro a zero.

Os salvadorenhos estrearam na primeira fase goleando Suriname(6 a 0). Em seguida, venceram as Antilhas Holandesas, pelo placar mínimo. No terceiro jogo, nova vitória sobre as Antilhas Holandesas (2 a 1). A última partida da fase inicial, aconteceu no Suriname. E os donos da casa prevaleceram, por 4 a 1. Em um mata-mata emocionante, a equipe perdeu para Honduras, fora de casa, por 1 a 0. Na volta, o troco. Três a zero sobre os hondurenhos. Entretanto, não havia saldo de gols, houve uma partida extra, disputada em campo neutro, na Cidade do México. Lá, El Salvador conseguiu o triunfo, por 3 a 2, garantindo vaga na fase final. No dia seguinte à essa vitória, os dois países acabaram entrando em guerra. Na decisão da vaga, novamente foram necessários três partidas. No Haiti, os salvadorenhos levaram a melhor (1 a 0). Em casa, a surpresa. Quando tudo indicava que carimbariam o passaporte, uma derrota, por 3 a 0. No jogo extra, realizado em Kingston, Jamaica, El Salvador derrotou o Haiti, no tempo normal, por um a zero. Por um capricho do regulamento, a equipe ainda teria que segurar o empate, na prorrogação, para assegurar a vaga. Foi o que aconteceu. Depois de mais trinta minutos de futebol e nenhum gol marcado, finalmente, El Salvador jogaria seu primeiro mundial.

Como a partida aconteceu três dias depois da abertura da Copa e do grupo (México 0x0 Urss, pra quem não se recorda) , houve muita provocação de lado a lado. Os centro-americanos diziam que estavam mais acostumados ao calor e que, por isso, levariam vantagem. Os europeus respondiam, afirmando que possuíam uma seleção mais qualificada e que não se preocupavam com o forte calor, pois estavam muito bem preparados fisicamente. Além disso, os belgas, se não contavam com um craque, podiam confiar muito no entrosamento da seleção, já que a equipe era basicamente uma mistura dos dois principais clubes do país, o Anderletcht e o Standard Liége.

De fato, desde o começo, a Bélgica mostrou-se bem superior ao adversário. Taticamente montada em um 4-3-3, com a bola e num 4-2-3-1, sem a pelota (os dois ponteiros recuavam), eles fora logo criando a primeira chance de gol. Aos sete minutos, a zaga salvadorenha rebateu um cruzamento para a entrada da área e Puis bateu forte, assustando o goleiro Magana. Pouco depois, Van Himst, desperdiçou ótima oportunidade, ao furar o cruzamento feito por Lambert. Aos 12, a pressão deu resultado. Van Moer arriscu de longe e contou com a falha de Magana para abrir o marcador.

Apesar de não conseguir passar do meio de campo, El Salvador era abusada taticamente. Quando atacava, formava no 4-3-3. Quando defendia também mantinha esse esquema, algo impensável nos dias de hoje, para uma equipe notoriamente inferior. Aos 20, Van Himst escapou pela direita e tocou para Puis finalizar. Desta vez, Magana agarrou com segurança. Um detalhe chamava atenção. Apesar do intenso calor da Cidade do México, alguns jogadores belgas atuaram com camisas de manga comprida.

A partida estava tão tranquila que a primeira finalização de El Salvador só ocorreu aos 40 minutos. Talvez por isso, os diabos vermelhos tenham se poupado e, apesar de sua superioridade, não ameaçaram mais o gol de Magana na etapa inicial.

Depois de descansar nos vestiários, os europeus voltaram com força total para o segundo tempo. Logo na primeira volta do ponteiro, Van Himst recebeu um escanteio curto, na esquerda, avançou e mandou a bomba. Magana fez boa defesa e espalmou para córner. Aos quatro, o goleiro salvadorenho teve que fazer milagre pra evitar mais um gol belga. Mostrando toda sua ingenuidade, a zaga de El Salvador afastou um cruzamento para a entrada da grande área. Van Moer apanhou a sobra e mandou um petardo. A bola ia no ângulo direito de Magana, que se esticou todo para conseguir a defesa. Contudo, aos oito, ele nada pode fazer. Puis fez boa jogada pela direita, foi a linha de fundo e cruzou. Van Himst fechou na primeira trave. Magana saiu mal do gol e nenhum deles tocou na bola, que passou por ambos e se ofereceu praticamente sobre a linha para Van Moer, que só teve o trabalho de empurrá-la pras redes. Era o segundo gol do até ali, artilheiro da Copa.

Sem conseguir fazer nada, o técnico da seleção centro-americana, Hernán Carrasco, resolveu mudar o seu lateral esquerdo, aos 19 minutos. Manzano deixou o gramado e Cortés entrou em seu lugar. Parece que de nada adiantou, pois foi por ali que os belgas perderam um gol incrível, digno de Inacreditável Futebol Clube. Van Himst cruzou da direita e o centroavante Devrindt, sozinho, na pequena área, bateu de tornozelo na bola, que saiu rente a trave esquerda. A resposta de El Salvador veio no minuto seguinte. Depois de chutão de Magana, Heylens e Thissen se enrolaram e Aparício apareceu cara a cara com Piot. Infelizmente, a finalização do salvadorenho saiu em cima do goleiro, que fez segura defesa. O jogo pegou fogo. o 25, grande jogada da Bélgica. Lambert centrou rasteiro. Devrindt dominou e ajeitou de calcanhar para Puis bater para fora, a direita de Magana.

Aos 33, Rivas derrubou Puis dentro da área. Pênlti, bem assinalado pelo árbitro romeno, Andrei Radulescu. Dois minutos depois, Lambert cobrou com força, rasteiro, no canto direito de Magana, que foi na bola, mas nada pode fazer. Sem muito esforço, Bélgica três a zero. Ao mesmo tempo, Polenius entrava, para substituir Semmeling. Para não ficar atrás, El Salvador também mexeu na equipe. Entrou Sermeno e saiu Rodriguez.

Faltando cinco minutos para o fim da partida, Van Moer tabelou com Van Himst e tocou para Polenius que chutou com violência, mas em cima do goleiro. O resultado acabou sendo bom para ambos, já que os belgas assumiam a liderança do grupo e os salvadorenhos se salvaram de tomar uma goleada histórica.

Ficha Técnica do jogo

Bélgica 3x0 El Salvador

Data: 03/06/1970 Local Estádio Azteca, na Cidade do México Público: 92.205 Árbitro: Andrei Radulescu (Romênia)

Gols: Van Moer, aos 12 do 1 tempo. Van Moer, aos oito e Lambert, de pênalti, aos 35 do 2 tempo.

Bélgica: Piot, Heylens, Thissen, Dewalque e Dockx, Semmeling (Polenius,34 do 2), Van Moer e Van Himst, Puis, Devrindt e Lambert. Técnico: Raymond Goethals

El Salvador: Magana, Rivas, Mariana, Osorio e Manzano (Cortés, 19 do 2), Quintanilla, Vásquez e Cabezas, Rodríguez (Sermeno, 35 do 2), Martinez e Aparício. Técnico: Hernán Carrasco













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros