Acervo

terça-feira, 21 de maio de 2013

Os arquivos da Copa do Mundo- 1970 Jogo 1 México 0x0 Urss



Dia 31 de Maio de 1970. Depois de longos quatro anos, a bola voltaria a rolar em uma Copa do Mundo. O estádio Azetca, construído para os Jogos Olímpicos de 1968, encontrava-se completamente lotado. O povo mexicano abraçou a competição. Antes o começo da partida de abertura, houve uma bela cerimônia de abertura. Como o jogo estava marcado para o meio dia (hora local), a fim de agradar as redes de tv da Europa, o calor era intenso. Temendo um desgaste ainda maior para seu atletas, o técnico soviético, Paramoev Kachalin mandou para o desfile das delegações o seu time reserva

Essa seria a primeira Copa da "Era moderna". As equipes poderiam pela primeira vez realizar duas substituições. Também estreavam os cartões amarelo e vermelho, a transmissão a cores e os replays instantâneos. Era muita modernidade!

Como país sede, o México não precisou disputar as eliminatórias. Ao invés disso, fez uma série de amistosos e contava com o forte calor, com a inflamada torcida e com os 2.240 metros da Cidade do México para, pela primeira vez passar pela fase inicial. Já a Urss, foi a líder de um grupo que contava com Turquia e Irlanda do Norte. O time acabou invicto (0x0 com a Irlanda do Norte, em Belfast, 3x0 na Turquia, em Kiev, 2x0 na Irlanda do Norte em Moscou e 3x1 na Turquia, em Istambul), com três vitórias e um empate. Oito gols a favor e apenas um contra. Depois do quarto lugar na Copa da Inglaterra, era difícil imaginar que os soviéticos pudessem repetir a campanha, ainda mais sem contar com a lenda Yashin e com um ataque totalmente modificado.

O barulho que a torcida mexicana fazia era ensurdecedor. Apesar disso, foi a Urss quem começou melhor a partida, com mas posse de bola, atacando especialmente pela esquerda explorando o ponteiro Evriuzhikan. Taticamente, as duas seleções atuavam no 4-3-3, quando de posse da bola, com um volante a frente da zaga e dois pontas abertos pelos lados do campo. Na recomposição defensiva, as seleções postavam-se num 4-4-2, com o recuo de um dos ponteiros.

A primeira emoção aconteceu aos 19 minutos, quando Pulido levantou uma bola despretensiosa na área soviética. O lateral direito Kaplichni falhou, ao ficar só olhando e Lopez, na pequena área cabeceou para boa defesa de Kavashvili. Aos 24, novamente Lopez perdeu boa chance de marcar o primeiro gol da Copa. Depois de um escanteio mal rebatido pela defesa russa, a bola sobrou para Valdivia, que cruzou forte, rasteiro. Lopez pegou de primeira, mas mandou a bola por sobre a meta. A esta altura, os donos da casa mandavam na partida, aproveitando-se do intenso calor.

Se o gol não acontecia, aos 27, saiu o primeiro cartão amarelo da história dos mundiais. O árbitro alemão Kurt Tschenscher, aplicou a punição ao jogador Lovchev, que cometera falta violenta em Velarde. Três minutos mais tarde, foi a vez de Asatiani receber o seu cartão. A partida ficou violenta. Aos 34, foi a vez de Logofet dar uma entrada por trás em Valdivia (sempre ele) e ser premiado com seu amarelo. A primeira etapa chegou ao fim com o México melhor e com os soviéticos parecendo senti demais o calor. Em termo de chances, foram duas para os donos da casa e nenhuma para os europeus.

A Urss voltou do intervalo com uma alteração (também a primeira na história das Copas). Saiu Serebrianikov, machucado, para a entrada de Puzach. E a mexida e o descanso no intervalo pareceram acordar os europeus. Logo no primeiro minuto da etapa final, Asatiani cobrou falta da entrada da área. O remate desviou na barreira e passou raspando a trave direita de Calderón.

De fato, a Urss voltou melhor e dominou a partida, em seu recomeço. Tanto que, aos 14 minuts, Pena foi amarelado, depois de cometer falta em Byshoets. Aos 21, Khmelninitsky entrou no lugar de Nodya. No minuto seguinte, o treinador mexicano, Raúl Cardenas fez a sua primeira. Sacou Velarde e colocou em campo Munguia.

Aos 23, nova chance soviética. Asatiani cobrou falta do lado esquerdo e cruzou na cabeça de Byshovets, que, desmarcado, dentro da pequena área, perdeu ótima oportunidade. Sentindo-se acuado, os anfitriões tentaram acelerar o jogo, tentando aproveitar-se de um desgaste russo. A estratégia não surtiu efeito.

Nada de mais importante aconteceu na partida. O fato é que cada equipe dominou um tempo e criou apenas duas oportunidades durante essa predominância. O empate, sem gols foi mais do que justo, em um jogo muito mais marcado e truncado do que jogado. A melhor Copa de todos os tempos não começou de maneira promissora.


Ficha da partida

México 0x0 Urss

Data:31/05/1970 Local: Estádio Azteca, Cidade do México Público: 107.160 Árbitro: Kurt Tschenscher (Alemnha Ocidental)

Cartões amarelos: Lovchev, Nodya, Asatiani, Pena e Logofet

México: Calderón, Vantrolra, Pena, Guzmán e Pérez, Hernandez, Pulido e Velarde (Munguia, 22 do 2 tempo), Valdivia, Fragoso e Lopez. Técnico: Raúl Cardenas

Urss: Kavashvili, Kaplichni, Shesterniev, Lovchev e Logofet, Asatiani, Muntian e Serebrianikov (Puzach, no intervalo), Nodya (Khmelnitsky,21 do 2 tempo), Byshovets e Evriuzhikan.
Técnico: Paramonev Kachalin





Um comentário:

  1. EU TENHO CERTEZA QUE VOU PUBLICAR O MEU LIVRO SOBRE OS 84 ANOS DE COPAS MUNDIAIS DE FUTEBOL. E VAI SURPREENDER ESPERO.

    ResponderExcluir

Rádio Futbolleiros