Acervo

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Os Arquivos da Copa do Mundo-1970- Jogo 4-Inglaterra 1x0 Romênia



A quarta e última partida do dia 3 de junho aconteceu em Guadalajara e reunia a atual campeã e grande favorita a conquista da Copa (pelo menos para a imprensa especializada), a Inglaterra e uma das possíveis surpresas do mundial, a Romênia. Como detentores da taça, o English Team teve quatro anos para se preparar. Realizou vários amistosos e o técnico, Alf Ramsey manteve a base da Copa anterior. A única competição oficial da equipe foi a Eurocopa de 6, quando a equipe acabou sendo eliminada na semifinal, pela Iugoslávia. Seus grandes destaques continuavam sendo o goleiro Gordon Banks, o craque Bobby Charlton e o habilidoso meia Alan Ball.

Os Romenos tiveram que jogar as Eliminatórias. Estrearam perdendo para Portugal, em Lisboa, por 3 a 0. Recuperaram-se, vencendo a Suíça, em casa (2 a 0). Depois, empataram com a Grécia, em Atenas, por 2 a 2. Na sequência, foram a Lausanne e bateram os suíços (1 a 0). Conseguiram bater Portugal, em casa, por 1 a 0, com grande atuação de Dumitrache. Na última rodada, bastou um empate, por 1 a 1, com a Grécia, em Bucareste, para a Romênia voltar a disputar uma Copa do Mundo. Dumitrache, seu grande artilheiro era o destaque de uma seleção operária.

A partida começou de forma bastante lenta. Nenhuma das equipes parecia adaptada ao calor intenso de Guadalajara. Se o jogo estava morno, a torcida estava quente. E, devido a uma grande antipatia contra os ingleses (por uma série de motivos)os mexicanos já haviam escolhido: torceriam contra quem quer que fosse o adversário dos atuais campeões mundiais. Dessa forma, cada desarme, ataque ou até mesmo falta mais dura dos romenos era celebrada intensamente nas arquibancadas.

No duelo tático, a Inglaterra mantinha o 4-4-2, que a consagrara quatro anos antes. Já a Romênia saiu em um 4-3-3, com a bola que se transformava em um 4-4-2 sem a pelota. Com uma formação mais dinâmica, os romenos tinham mais a posse de bola. Porém, a primeira oportunidade foi inglesa. Aos 32 minutos, Cooper avançou pela esquerda e cruzou. O centro não saiu muito forte e a bola quicou no meio da área. Lupescu tentou cortar, mas acabou falhando, ao ajeitar a bola para Lee, que bateu forte. Para desespero da Rainha, o tiro foi de encontro ao travessão e saiu pela linha de fundo. Na realidade, essa foi a única oportunidade de gol em um etapa quase sem emoções.

Logo aos seis minutos do segundo tempo, Alf Ramnsey teve que fazer uma substituição. O lateral direito Newton contundiu-se e deu lugar a Wright. Talvez satisfeita com o resultado, a Romênia passou a se fechar mais no seu campo, abdicando do ataque e deixando que os ingleses utilizassem a sua melhor e mais temível arma, o chuveirinho para Hurst. Mesmo assim, aos 17, Dumitrache arriscou de longe e quase surpreendeu Banks, que teve trabalho para espalmar a bola à corner.

Aos 19, não teve jeito. Saiu o gol da Inglaterra. E da maneira mais previsível. Wright cruzou. A zaga desviou e a sobra ficou com o artilheiro Hurst, que matou, deu o corte no zagueiro e bateu rasteiro. A bola passou por baixo do corpo do goleiro Adamache. Mesmo sem jogar bem, os campeões do mundo saíam na frente.

Aos 28, alteração na Romênia. Saiu Tataru entrou Neagu. No lance seguinte, Dembrowschi arriscou de longe e obrigou Banks a realizar mais uma difícil intervenção. Sentindo que seria pressionado se não se cuidasse, Alf Ramsey colocou Osgood na vaga de Lee, aos 32 minutos.

Só houve emoção de novo a três minutos do fim da partida quando Bobby Charlton cruzou da direita e Hurts se antecipou ao zagueiro e cabeceou a esquerda da trave de Adamache. A Inglaterra estreava com vitória, mas com uma atuação muito abaixo das expectativas. E assim terminava o segundo dia de Copa do México. O terceiro dia marcava os seguintes confrontos: Bélgica x El Salvador, Alemanha Ocidental x Marrocos, Itália x Suécia e Brasil x Tchecoslováquia. Até lá.

Ficha do jogo

Inglaterra 1x0 Romênia

Data: 03/06/1970 Local: Estádio Jalisco, em Guadalajara Público: 50.560 Árbitro: Vitral Lourax (França)

Gol: Hurst, aos 19 do 2 tempo

Inglaterra: Banks, Newton (Wright, 6 do 2 tempo), Labone, Bobby Moore e Cooper, Mullery, Ball e Bobby Charlton, Lee (Osgood, 30 do 2 tempo), Hurst e Peters. Técnico: Alf Ramsey

Romênia: Adamache, Satmareanu, Lupescu, Dinu e Mocanu, Dumitru, Tataru (Neagu, 28 do 2 tempo) e Nunweiller, Dembrowschi, Dumitrache e Lusescu. Técnico: Angelo Niculescu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros