Acervo

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Paulista de 1906- Germania é campeão em torneio esvaziado por abandonos


O Campeonato de 1906 foi um dos mais curtos da história. O Mackenzie teve que retirar seu time no meio da competição por ordem da matriz do Colégio, nos EUA. O outra hora todo poderoso São Paulo Athletic, abandonou, envergonhado com sua pífia campanha. Já o AA das Palmeiras foi eliminado do campeonato, por ter, supostamente cobrado ingressos em suas partidas.
Com tantos percalços, o Germania foi o mais regularo dos que seguiram na competição e conseguiu abocanhar seu primeiro título. Essa conquista vei coroar a carreira de Friese, imigrante alemão, que foi um dos melhores jogadores da década no Brasil.

Artilheiro
Fuller (Germania) com 4 gols

Curiosidades
Em 09-04-06, a Liga Paulista de Foot-Ball, em assembléia extraordinária, definiu seus estatutos. Antes tarde do que nunca!
Em 10-07-06, ex-sócios Brasileiros do Germania fundaram o Clube Atlético e Recreativo Ipiranga. Os fundadores do novo clube acusavam o Germania de fazer política exclusivsita, preferindo os Alemães aos Brasileiros.

Classificação Final
1- Germania- 10pg-6j-5v-0e-1d-14gp-5gc- +0sg
2- Internacional- 8pg-6j-4v-0e-2d-11gp-8gc- +3sg
3- Mackenzie- 3pg-6j-1v-1e-4d-8gp-11gc- -3sg
4- Paulistano- 3pg-6j-1v-1e-4d-4gp-13gc- -9sg

O jogo do título
Germania 2x0 Paulistano
Data 29-07-06 Local Velódromo Árbitro Aquino Gols Fuller e Thiele
Germania. Hautschick, Tommy e A.Vaz Porto, Kirschner, Bugner e Arnold, Einfuhrer, Thiele, Friese, Fuller e F.Vaz Porto
Paulistano. Brito, Cajado e Benjamin, Fábio, Tutu e Maneco, Álvaro Rocha, Cássio, Vevé, Luiz e Passos

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Paulista de 1905- Enfim, o Paulistano é campeão


Finalmente, depois de 3 vice-campeonatos seguidos, o Paulistano conseguiu conquistar o título de Campeão Paulista em 1905. Porém, parecia que eles não estavam preparados para tal glória.
Em Outubro, com o título já garantido, o centro-médio Jorge Mesquita tentou ser eleito capitão da equipe, para receber o novo troféu. Como não foi eleito, Mesquita deixou o clube, junto com outros companheiros, transferindo-se para o Palmeiras.
No dia 01-11, o Paulistano foi enfrentar o Mackenzie sem oito titulares. O time foi formado com jogadores de divisões de base e até veteranos que já não mais jogavam. O time preferiu não tirar nenhum jogador do segundo quadro, que, no mesmo dia, decidia o título de sua divisão contra o Mackenzie. Vale ressaltar, que mesmo com todos os desfalques, o Paulistano venceu por 2x0, com dois gols de Vevé.

Artilheiros
Friese (Germania) com 14 gols
Fuller (Germania), Ruffin (Mackenzie) e Vevé (Paulistano) com 7 gols

Curiosidade
O uniforme do Mackenzie era composto por camisas vermelhas, shorts brancos e ...gravatas brancas!

Colocação Final
1- Paulistano- 16pg-9j-7v-2e-0d-20gp-3gc- +17sg
2- Germania- 13pg-10j-5v-3e-2d-30gp-16gc- +14sg
3- Internacional- 11pg-10j-4v-3e-3d-15gp-19gc- -4sg
4- São Paulo Athletic- 8pg-10j-4v-0e-6d-16gp-26gc- -10sg
5- Mackenzie- 7pg-10j-3v-1e-6d-27gp-27gc- 0sg
6- AA das Palmeiras- 3pg-9j-1v-1e-7d-10gp-27gc- -17sg

Jogo do Título
Paulistano 2x0 Internacional
Data 22-10-05 Local Velódromo Gols Vevé (2)
Paulistano. Pederneiras, Urbano e Guilherme Rubião, Sálvio, Mesquita e Raúl, Plínio, Vevé, José Rubião, Ibanez e Mário Egídio
Internacional. Osório, Mário e Gutta, Juvenal Prado, Argemiro e J.Carvalho, Ormundo, Tross, Armando, Leonidas e Cross

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Campeonato Paulista de 1904- A sina do jogo extra continua

1904, foi o ano do primeiro Tricampeão Paulista da hisstória. O São Paulo Athletic venceu mais uma vez a competição e conquistou em definitivo a Taça Casemiro da Costa.
Novamente, São Paulo e Paulistano terminaram a competição empatados no primeiro lugar. Ambos tiveram oito vitórias e empataram as duas partidas que disputaram. Lembrando que o Campeonato deste ano foi disputado por 6 equipes, as 5 que já vinham desde 1902 disputando a competição e o estreante AA das Palmeiras, que acabou na lanterna.Os confrontos entre os dois líderes aconteceram no dia 19-06-04 1x1 no Velódromo e no dia 24-07-04 0x0, também no Velódromo.
No jogo desempate, realizado em 30-10-04, no Velódromo, o São Paulo venceu por 1x0 com gol de Duff. A sina de vencer todos os jogos desempate sobre o adversário era mantida.

Artilheiros
Charles Miller (São Paulo Athletic) e Boyes (São Paulo Athetic) com 9 gols

Curiosidade
Reprodução de uma nota publicada em um jornal da Capital Paulista. "As casas Clark e Fuchs ofereceram, cada qual, uma bola para o jogo decisivo. Naturalmente, ambas serão usadas, sendo empregada uma em cada half-time."

Colocação Final(Após o jogo desempate)
1- São Paulo Athletic 20pg-11j-9v-2e-0d-29gp-4gc- +25sg
2- Paulistano- 18pg-11j-8v-2e-1d-20gp-6gc- -14sg
3- Internacional- 12pg-10j-6v-0e-4d-22gp-17gc- +5sg
4- Mackenzie- 6pg-10j-3v-0e-7d-11gp-21gc- -10sg
5- Germania- 4pg-10j-2v-0e-8d-10gp-18gc- -8sg
6- AA das Palmeiras- 2pg-1v-0e-9d-7gp-33gc- -26sg

O Jogo Decisivo
São Paulo Athletic 1x0 Paulistano
Data 30-10-04 Local Velódromo Árbitro Friese Gol Duff, no primeiro tempo
São Paulo Athletic. W.Holland, Jeffery e Hodgkiss, MacEwan, Robinson e Wright, Robottom, Boyes, Duff, Sadler e Charles Miller
Paulistano. Tutu, José Rubião e Guilherme Rubião, Áureo, Mesquita e Raul, Plínio, Álvaro Rocha, Ibanez, Sampaio e Joaquim.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Campeonato Paulista de 1903- A primeira polemica


O Campeonato de 1903 foi disputado pelos mesmos clubes do ano anterior. Novamente, São Paulo Athletic e Paulistano terminaram a competição empatados, o que provocou um jogo-extra para se decidir o Campeão.
Nesta partida, a arbitragem de Egídio de Souza Aranha gerou protestos da equipe do Paulistano. Ele teria deixado de dar um penalti claro a favor do Clube da Rua da Consolação e, pior, encerrou a partida aos 28 minutos do segundo tempo(o regulamento previa dois tempos de 35 minutos).
Revoltados, os dirigentes do Paulistano apelaram a Liga Paulista, que reconheceu o erro do árbitro mas manteve o resultado e o título do São Paulo Athletic, que se tornava assim o primeiro Bicampeão Paulista da historia.
Curiosidades
Uma das partidas entre Paulistano e São Paulo Athletic teve seu início atrasado em mais de 30 minutos. Um dos jogadores do São Paulo se dirigia ao Estádio, já devidamente uniformizado, quando foi parado por um Policial. Sem conseguir explicar sua situação, pois pouco falava Portugues(ele era Ingles), o atleta acabou sendo detido por "circular em trajes carnavalescos, fora de época, ofensivos ao pudor por deixarem a mostra as pernas em público, no centro da cidade." Preocupados com a demora do jogador, os dirigentes ligaram para hospitais e para a polícia,localizando-o na Delegacia Central. Explicaram o mal-entendio e, ele pode se dirigir ao campo de jogo.
A primeira equipe a marcar 5 gols em uma partida foi o Paulistano,ao golear o Internacional, por 5x0, no dia 28-06-03
Artilheiros
Álvaro Rocha(Paulistano) e Boyes(São Paulo Athletic)com 4 gols
Colocação Final(Após o jogo extra)
1-São Paulo Athletic- 15pg-9j-7v-1e-1d-23gp-6gc- +17sg
2- Paulistano- 13pg-9j-6v-1e-2d-15gpc-6gc- +9sg
3- Mackenzie- 7pg-8j-3v-1e4d-10gp-8gc- +2sg
4- Internacional- 4pg-8j-2v-0e-6d-8gp-27gc- -19sg
5- Germania- 3pg-8j-1v-1e-6d-8gp-17gc- -9sg
O Jogo do Título
São Paulo Athletic 2x1 Paulistano
Data 25-10-03 Local Rua da Consolação Árbitro Egídio de Souza Aranha
Gols Poole e Thiers(contra), Álvaro Rocha
São Paulo Athletic. W.Holland, Jeffery e Hodgkiss, Biddel, Robinsone Duff, Montandon, Boyes, Charles Miller, King e Poole
Paulistano Pederneiras, Geraldo e Thiers, Renato, Olavo e Tutu, Ibanez, Álvaro Rocha, Mesquita, Sampaio e João.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Campeonato Paulista de 1902


Caros leitores, depois de algum tempo sem atualizações por falta de tempo deste que vos escreve, estamos de volta. E logo com a historia completa dos dois maiores Campeonatos Estaduais do país. O Paulista e o Carioca. Espero que gostem dessa nova série e, em breve, estaremos de volta com os jogos historicos e outras postagens.

O início
Em 1899, o Mackenzie criou sua equipe de futebol. Um ano depois, recebeu um convite para um amistoso do Internacional(de São Paulo mesmo, não confundir com o Gaúcho ou com o de Limeira). A partida ocorreu no dia 16-03-00, na Chácara Dulley, no Bom Retiro. A parte curiosa fica por conta do uso de barbantes como travessões. O que importa é a vitória de 2x1 do Internacional.
Em 1901, o Paulistano(Clube que havia sido criado apenas para o Ciclismo) cria um Departamento de Futebol. Começa-se a cogitar a criação de uma Liga.
Em 19-12-01, São Paulo Athletic, Paulistano, Germania(atual Pinheiros), Mackenzie e Internacional fundam a Liga Paulista de Futebol.E, com ela, combina-se para o ano seguinte o primeiro campeonato Paulista.
O Campeonato
Foi disputado de Maio a Outubro, para que se fugisse dos meses de maior calor. Haviam 3 campos para a comeptição. Um no Parque Antártica(não na mesma localização do atual), outro na Chácara Dulley e um terceiro na Rua da Consolação.
O regulamento era bem simples e previa que todos jogassem contra todos em ida e volta. Quem somasse o maior número de pontos seria o campeão. São Paulo Athletic e Paulistano acabarm empatados, com 12 pontos ganhos, o que forçou a realização de um jogo extra para se definir quem levaria a Taça Casemiro da Costa.
Aproveitando-se da maior experiencia dos jogadores Britanicos, o São Paulo Athletic venceu por 2x1 e sagrou-se o primeiro Campeão Paulista da historia.
Curiosidades
Eppinghaus, do Mackenzie, foi o uator do primeiro gol da histria do Paulistão. Ele marcou na partida de abertura da comeptição, ocorrida em 03-05-02, no Parque Antártica, na vitória do seu time sobre o Germania, por 2x1.
O primeiro 0x0 ocorreu no jogo de núemero 11, no dia 24-08-02, entre São Paulo Athletic e Internacional, na Chácara Dulley.
No Estádio da Rua da Consolação, que pertencia ao Paulistano, havia uma placa que dizia "É expressamente proibido vaiar."
Artilheiro
Charles Miller (São Paulo Athletic), com 10 gols
Colocação Final(Após o jogo extra)
1- São Paulo Athletic- 14 pg-9j-6v-2e-1d-23gp-6gc- +17sg
2- Paulistano- 12 pg-9j-5v-2e-1d-15gp-10gc- +5sg
3- Mackenzie- 9pg- 8j-3v-3e-2d-13gp-15gc- -2sg
4- Germania- 4pg-8j-1v-2e-5d-5gp-15gc- -10sg
5- Internacional- 3pg-8j-ov-3e-5d-4gp-14gc- -10sg
O Jogo Decisivo
São Paulo Athletic 2x1 Paulistano
Data. 26-10-02 Local. Rua da Consolação Árbitro Egídio De Souza Aranha
Gols Charles Miller (2) e Álvaro Rocha
São Paulo Athletic. W. Jeffery, George Kenworthy e Albert Kenworthy, Biddel, Wucherer e Heyecok, Brough, Charles Miller, Boyes, Montandon e Blacklock.
Paulistano. Tutu, Thiers e Guilherme Rubião, E.Barros, Olavo de Barros e Renato, B.Cerqueira, J.Marques, Álvaro Rocha, Ibanez e O.Marques

Entrevista no Ortodoxo e Moderno

Ola vc que é apaixonado por história do futebol!

Daniel Leite do blog Ortodoxo e Moderno, me convidou para responder umas perguntas sobre o Futebol Ingles.
Obrigado pelo convite.
Para ler clique aqui http://is.gd/fku4o

domingo, 25 de abril de 2010

Os jogos do meu acervo-1957

Olá leitores. Estamos de volta com a série Os jogos do meu acervo. Desrav vez, vamos falar do ano de 1957(já que infelizmente, não tenho nenhuma partida de 1956).
Este ano de véspera de Copa do Mundo também não é dos mais recheados. Possuo apenas uma partida de 57.
Trata-se da final da FA Cup. O jogo reuniu Aston Villa e Mancehester United. A partida em si, foi bem pobre. Os dois times ainda atuavam no 3-2-2-3 ou seja, o famoso WM. O Manchester já contava com o craque Bobby Charlton. Mas quem levou a melhor na decisão foi o Villa.
O placar final, e justo diga-se de passagem, foi 2x0 para o Aston Villa.
Em breve retornaremos com o ano de 1958 e, principalmente, com o capítulo sobre a Copa do Mundo de 1958, na Suécia.
Abraços a todos e espero que tenham gostado de mais esse post.

Rádio Futbolleiros