Acervo

sábado, 13 de junho de 2020

Jogos Históricos. Mercosul 2000. Peñarol 4 x 3 Vasco


Olá, amigos leitores. Dando sequência a nossa série com jogos históricos vamos relembrar a primeira partida da fase de grupos da Copa Mercosul de 2000. O estádio Centenário recebia Peñarol e Vasco. O grupo ainda contava com a presença de San Lorenzo e de Atlético Mineiro. E seria o início da caminhada Cruzmaltina rumo ao título. Venha relembrar conosco como foi essa campanha!

O Penãrol, treinado por Julio Ribas, tinha cinco titulares suspensos por conta da confusão na semifinal diante do Flamengo na edição do ano anterior. Com isso entrou em campo com a seguinte escalação: Berbia, Herrera, Rotundo, De los Santos e Borjas. Albermagger, Giacomazzi, Cedres e Bengoechea. Romero e Franco. O Vasco, comandado por Oswaldo de Oliveira jogou com Helton, Jorginho, Odvan, Mauro Galvão e Felipe. Nasa, Paulo Miranda, Alex Oliveira e Juninho Pernambucano. Viola e Romário. Pedrinho e Júnior Baiano, lesionados eram os desfalques. Juninho Paulista havia acabdo de ser contratado e ainda não estava regularizado.

Primeiro Tempo

O jogo começou com o time carioca melhor. Aos nove minutos, Alex Oliveira deu ótimo passe nas costas de Herrera. Felipe recebeu sozinho. Avançou e finalizou em cima de Berbia quando a melhor opção teria sido o cruzamento para trás já que Romário chegava sem marcação. A resposta uruguaia veio no minuto seguinte. Houve um lançamento longo. Romero ajeitou de cabeça. Franco pegou de primeira. Helton se esticou todo e desviou para escanteio. Aos 15 saiu o primeiro gol vascaíno. Juninho Pernambucano abriu a jogada na direita para Jorginho, que centrou da linha de fundo com a precisão de sempre. Viola testou firme e mandou a direita do goleiro. Era um ótimo começo. Superior tecnicamente o Vasco tinha o domínio das ações. Aos 24, Romário perdeu boa chance ao tentar encobrir Berbia. Aos 31 a coisa ficou ainda melhor. Romário recebeu e achou Viola dentro da área. O atacante finalizou forte. Berbia desviou no susto e a bola foi ao travessão. Na sobra Romário, mesmo perdendo o equilíbrio, empurrou meio de canela, meio de joelho e faz o segundo. A equipe relaxou. E deu mole na marcação. Aos 34, Borjas cruozu da esquerda. Giacomazzi desviou de cabeça. Também de cabeça Romero mandou para o fundo das redes. Aos 36 Paulo Miranda acabou acertando Borjas depois do juiz já ter parado o jogo, assinalando falta. Borjas recebeu o cartão amarelo. E Paulo Miranda levou o vermelho. Imediatamente, Oswaldo de Oliveira mandou Viola recuar e deixar apenas Romário no 4-4-1 vascaíno. Aos 39, Bengoechea levantou a bola. Helton saiu mal da meta e Romero cabeceou para fora. Mesmo limitado, o Peñarol pressionava na base da vontade. E a zaga carioca falhava seguidamente pelo alto. Aos 41, Cedres arriscou da meia-lua e quase empatou. No minuto seguinte não teve jeito. Depois de mais uma bola alçada da direita, Romero subiu mais que Mauro Galvão e testou para deixar tudo igual. 2 a 2. Aos 46 aconteceu a virada. Bengoechea cobrou falta da direita. Romero desviou e Franco, de perna direita, rematou de prima para marcar o terceiro tento uruguaio.

Chances Primeiro Tempo: Peñarol 6 x 5 Vasco

Segundo Tempo

Oswaldo de Oliveira fez uma alteração no intervalo. Felipe saiu para a entrada de Alexandre Torres. Com isso, Alex Oliveira foi ocupar a ala esquerda, já que o time passou a jogar com três zagueiros. Aos 10 minutos, Romário saiu da área. Foi até a intermediária e soltou uma bomba.Berbia voou no canto direito e desviou pela linha de fundo. Aos 13 Helton errou na saída de bola. Bengoechea deu bom passe para Franco. Odvan conseguiu o corte no carrinho. No entanto, a pelota sobrou para tiro de Franco que saiu tirando tinta do poste esquerdo. Aos 19 o Vasco perdeu Mauro Galvão após entrada dura de Giacomazzi. Fabiano Eller entrou em seu lugar. E o uruguaio levou apenas cartão amarelo. Aos 24, Julio Ribas colocou mais velocidade no seu setor ofensivo ao fazer entrar Bueno no lugar de Romero. Aos 26, o Vasco chegou ao empate. Romário recebeu na esquerda e deu um cruzamento sob medida para cabeçada fatal de Viola. Mesmo com um jogador a menos o time carioca buscava a igualdade. 3 a 3. Não deu nem tempo de comemorar direito. Aos 27, Bengoechea cobrou falta da direita. Para variar a zaga falhou pelo alto e Bueno, de cabeça fez 4 a 3. Aos 32, Jorginho deixou o gramado sendo substituído por Clebson. Aos 34, Juninho Pernambucano foi expulso após reclamar com o árbitro. Na cobrança da falta Bengoechea obrigou Helton a se esticar todo para desviar para escanteio. Com muito espaço o Peñarol ficou soberano no jogo. Aos 41 Giacomazzi invadiu a área e bateu forte. No travessão. Ainda não seria dessa vez que o Vasco conseguiria sua primeira vitória como visitante na história da Copa Mercosul.

Chances Segundo Tempo: Peñarol 4 x 2 Vasco

Chances Totais: Peñarol 10 x 7 Vasco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros