Acervo

terça-feira, 16 de junho de 2020

Jogos históricos. Eurocopa 1960. URSS 2 x 1 Iugoslávia

J

Olá, leitor. Hoje, vamos começar a relembrar os grandes jogos da história da Eurocopa. E nada melhor do que começarmos com a grande final da primeira edição da competição. A URSS decidiu o titulo com a Iugoslávia. A campanha das duas seleções para chegarem até a decisão foi a seguinte. Os soviéticos passaram pela Hungria (3 a 1 e 1 a 0), pela Espanha (W.O) e pela Tchecoslováquia (3 a 0). Já a Iugoslávia eliminou a Bulgária (2 a 0 e 1 a 1). Passou por Portugal (1 a 2 e 5 a 1). Finalmente, fez 5 a 4 na França, que sediava a fase final, na semi.

A decisão foi disputada no estádio Parque dos Príncipes, em Paris, no dia 10 de julho de 1960. A URSS entrou em campo com Yashin, Chokheli, Maslyonkin, Krutikov e Netto. Voynov e Ivanov. Metreveli, Ponedelnik, Bubukin e Meskhi. Os iugoslavos começaram a partida com Vidinic, Durkovic, Jusufi, Zanetic e Perusic. Miladinovic e Jerkovic. Matus, Galic, Sekularac e Kostic.


Quem começou tomando a iniciativa do jogo foi a Iugoslávia. Explorando especialmente o flanco esquerdo de ataque através do bom ponteiro Jerkovic. Foram três cruzamentos perigosos e uma finalização nos cinco minutos iniciais da decisão. Aos nove, Jerkovic cobrou falta da direita para boa defesa de Yashin. Aos 11, quase um replay. só que dessa vez a cobrança foi feita da faixa central. Novamente o Aranha Negra mostrou porque era um dos melhores goleiros do mundo. Só aos 21 minutos os russos chegaram com perigo. Ivanov arrancou em velocidade pela direita. Entrou na área e bateu forte. Vidinic defendeu com o corpo. A resposta veio aos 22 com um tiro torto de Sekularac. Aos 43, Miladinovic ganhou de Maslyonkin e cruzou a meia altura. Galic testou e mandou para o fundo das redes. a Iugoslávia abria o placar de maneira merecida.

A etapa final começou como havia terminado. Com os iugoslavos atacando. E logo perdendo a primeira chance em finalização cruzada de Matus. Aos quatro minutos, a URSS chegou ao empate. Bubukin arriscou de fora da área. O goleiro Vidinic bateu roupa. A sobra ficou para Metreveli completar. 1 a 1. Os soviéticos crescream no jogo. Metreveli fez fila. Passou por quatro marcadores e centrou. Ponedelnik cabeceou como manda o figurino. De cima para baixo. Mas a bola saiu rente a trave direita. A decisão ficou lá e cá. Voynov levou perigo com um remate de longe. Jerkovic respondeu com uma bomba que Yashin agarrou firme. Conforme a partida ia chegando ao fim do tempo regulamentar as jogadas começaram a ficar mais duras. Entradas fortes aconteciam de lado a lado. E o árbitro nada fazia. Os russos pareciam em melhores condições físicas. Meskhi perdeu duas boas chances. A primeira finalizando cruzado e a segunda mandando para fora depois de grande lance de Metreveli na direita.

O empate no tempo regulamentar levou a decisão para a prorrogação. Logo no começo, Meskhi pegou uma bola mal afastada pela zaga e bateu rasteiro. Vidinic fez grande defesa e mandou para escanteio. Pouco depois foi a vez de Yashin trabalhar em bom tiro de Kostic. De cabeça, Sekulac quase marcou após cobrança de córner. Netto respondeu com um bom remate de fora da área que Vidinic espalmou. Aos cinco minutos do segundo tempo Matus ganhou na velocidade do marcador e rolou. A bola passaou pelo goleiro e Sekulac, sozinho, conseguiu perder na pequena área. Incrível. O erro do iugoslavo acabou custando caro. Aos oito Meskhi cruzou da esquerda. Ponedelnik subiu sem marcação e testou no canto direito. Sem chance para o arqueiro. 2 a 1. E a URSS se aproximava da conquista do título. Sem pernas e sem muito tempo ficou difícil para os iugoslavos buscarem o empate. Os Soviéticos se seguraram e tornaram-se o primeiro país campeão da Eurocopa!

Um comentário:

  1. Olá, Gustavo. Parabéns pelo texto! Gostaria de trocar links com o portal FlashScore BR (https://www.flashscore.com.br)? Caso tenha interesse, por gentileza entre em contato pelo e-mail support@flashscore.com.br. Obrigado pela atenção. - Ronan

    ResponderExcluir

Rádio Futbolleiros