Acervo

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A Era de Ouro do Flamengo- Parte 8- O Primeiro Turno do Carioca Especial de 1979


O Campeonato Carioca Especial de 79

Primeiro Turno

Ninguém duvidava do favoritismo rubro-negro. Afinal, a equipe vinha de conquistar dois turnos seguidos e o campeonato de 78. Além disso, Zico (desfalque no primeiro jogo) prometia que iria arrebentar e fazer de 79 o seu ano. E que outra equipe no Brasil poderia se orgulhar de ter jogadores do quilate de Júnior, Adílio, Toninho, Carpegiani, Andrade, Leandro e Cláudio Adão.

A estréia foi no Maracanã, diante do Volta Redonda. Sentindo a falta do galinho, o mengo jogou para o gasto e venceu, por 2 a 0, com gols de Cláudio Adão e do novo reforço, Reinaldo.

Os dois pontos foram importantes, mas não serviram para acabar com os problemas na escalação para o clássico frente o América. Zico estaria de volta, mas Carpegiani, com uma lesão, era ausência certa. Para piorar, Andrade, que retornava de empréstimo do ULA, da Venezuela. Sem opções, Coutinho treinou o jovem Leandro na cabeça da área.

Mesmo com as improvisações, o Flamengo conseguiu golear o América, por 4 a 0. A partida marcou a inauguração do placar eletrônico do Maraca.

Flamengo 4x0 América

Taticamente, o rubro-negro se postava em um 4-3-3 ou um 4-2-1-3, já que Leandro e Adílio ajudavam mais na marcação e Zico jogava solto, tentando municiar Reinaldo, Claudio Adão e Júlio César. Sem a bola, o time se apresentava em um 4-5-1, com o recuo dos ponteiros.

Aproveitando-se dos desfalques, o América começou melhor. Atacava mais e criou a primeira oportunidade, num tiro longo de Aílton que passou raspando o travessão de Cantareli. Mesmo assim, aos 28, foi o Flamengo quem inaugurou o marcador. Júlio César foi a linha de fundo e cruzou. A bola passou pela defesa e sobrou do outro lado para Reinaldo, que ajeitou e mandou uma bomba cruzada. Fla 1 a 0. Era o primeiro gol eu seria anunciado no novo placar eletrônico do estádio. Mesmo sem jogar bem, o atual campeão ia para o vestiário em vantagem.

O time rubro era superior. Cantareli fez uma defesa extraordinária, em finalização de Aílton. Insatisfeito com o rendimento do ataque, Coutinho tirou Claudio Adão e colocou Luisinho em campo.

E a qualidade técnica acabou fazendo a diferença. Adílio pegou uma sobra, driblou dois marcadores e finalizou de perna esquerda, no ângulo de País. Eram jogados 29 minutos da etapa complementar. 2 a 0 e o mengo saia do sufoco.

Aos 31, Leandro, o melhor em campo mesmo improvisado na cabeça da área quase marca um golaço ao encobrir o goleiro País. Heraldo salvou o gol em certo praticamente em cima da linha. Aos 35, Luisinho foi derrubado na meia esquerda. Falta sob medida para o galinho. Zico cobrou com perfeição, no canto direito. 3 a 0!

Quatro minutos depois, novamente Luisinho foi derrubado quase no mesmo lugar. Merica reclamou demais e foi expulso. Zico, como de costume bateu e guardou. Flamengo 4 a 0. O América ainda assustou duas vezes, em chutes de Wilson, mas o placar não foi alterado. Mesmo sem jogar bem, o rubro-negro goleou e mostrou sua força no clássico.

Antes de retornar ao Campeonato Carioca, o Flamengo precisava faturar. Para tanto, o time cobrava uma cota de 750 mil cruzeiros por amistoso. E sempre apareciam interessados. Contra o Uberaba, uma vitória magra, de 1 a 0 (gol de Zico). A nota triste da noite foi a contusão de Adílio. Com uma entorse forte no tornozelo direito, ele ficaria um bom tempo afastado da equipe.

No segundo amistoso da semana, goleada e show sobre o fraco combinado de Santo Antônio. Cláudio Adão (2), Júnior, Manguito, Zico e Daúca (contra) marcaram.

De volta ao Carioca, o mengo foi a Nova Friburgo, golear o Fluminense local, por 5 a 1. Cláudio Adão (2), Zico (2) e Júnior foram os autores dos tentos. Aliás, com os gols marcados, o galinho igualou Dida como maior artilheiro da história do clube, com 244 gols.

Contra o Goytacaz, em Campos, pela quarta rodada, Coutinho pode contar com todos os titulares. Mesmo assim, o jogo não foi nada fácil. O triunfo veio no sufoco, com um gol salvador de Zico, que quebrava assim o recorde de Dida.

Como estávamos em pleno carnaval, um assunto tomou conta dos bate papos da cidade. Onde O Flamengo arrumaria dinheiro para renovar com alguns de seus principais jogadores. Rápida no gatilho, a diretoria decidiu que toda a renda do famoso baile do vermelho e preto seria revertida para o futebol, atenuando assim os prejuízos sofridos durante o longo certame estadual.

O próximo compromisso do time seria o clássico frente ao Vasco. Na sexta feira, o coletivo não foi nada animador, terminando em empate em 3 gol. Zico (2) e Cláudio Adão marcaram para os titulares, enquanto Tita (2) e Luisinho, para os reservas. A partida foi muito disputada. O fla foi superior no primeiro tempo. O Vasco, no segundo. O empate (1x1) acabou sendo justo. O gol foi marcado por Zico.

Em busca de dinheiro, o clube quase negociou o passe do goleiro Raul para o Atlético-pr. No entanto, uma dívida de 150.000 cruzeiros que o Flamengo tinha com o jogador acabou por melar a compra. Melhor para o Flamengo, como a história nos provaria mais tarde.

Contra o São Cristovão, mais uma vitória, desta vez, por 2 a 0 (com dois gols de Zico). Porém, a atuação não agradou a torcida que vaiou o time. No dia seguinte, para acalmar os ânimos, a Diretoria anunciou as renovações de Carpegiani e Cantareli. Adílio não acertou a sua, mas se colocou a disposição de Coutinho para o jogo contra o Fluminense.

Mais uma vez, o time entrou bastante mexido em campo. Tita, Leandro e Luisinho substituíram Reinaldo, Toninho e Adão. Na frente da classificação, o rubro-negro entrou em campo sabendo que o empate seria um ótimo resultado. Esse sentimento foi ainda mais reforçado quando Rondinelli foi expulso. No fim das contas, o 1 a 1 (gol de Zico) foi ótimo para a equipe.

Na penúltima rodada, uma impiedosa goleada em cima do Americano, no Maracanã. Com gols de Luisinho (3), Zico (2) e Andrade, o fla fez 6 a 1 e aumentou ainda mais o seu saldo de gols. Para melhorar a situação, o Vasco foi derrotado pelo volta Redonda. Com a vitória do Fluminense sobre o Botafogo, a situação antes da derradeira rodada era a seguinte: Flamengo (líder, por ter melhor saldo de gols) e Fluminense tinham 14 pontos. Vasco e Botafogo, 12. No sábado, jogariam Vasco e Fluminense. E, no domingo, Flamengo e Botafogo.

Para desespero de Coutinho, o Flamengo não teria a semana livre para se preparar para a “decisão” com o Botafogo. Na quinta feira, o time teria que ir até Brasília, jogar contra o Corinthians, no amistoso comemorativo da posse do Presidente Figueiredo. Nem mesmo o triunfo, por 2 a 0 (gols de Cláudio Adão e Tita) e a conquista do Troféu João Figueiredo foram capazes de acalmar o treinador. Para ele, o momento era de concentração total no Campeonato Carioca.

No sábado, o Vasco bate o Fluminense. Com isso, o Flamengo precisa apenas do empate contra o Botafogo para sagrar-se campeão do primeiro turno.
Novamente, a equipe vinha com alterações. Leandro, Andrade e Luisinho, nas vagas de Toninho, Adílio e Adão, respectivamente.

Flamengo 3x0 Botafogo

A atuação rubro-negra beirou a perfeição, pelo menos nos primeiros 45 minutos. Mesmo jogando pelo empate, o rubro-negro saiu a 1000 por hora. Com menos de dois minutos, Júlio César cruzou e Zico foi prensado na hora da finalização. Com tanta vontade, o primeiro gol não poderia demorar a sair. Aos seis, Tita tocou para Zico. O galinho girou em cima da marcação de Celso e mandou uma bomba indefensável para Zé Carlos.

Apesar das modificações, taticamente o Flamengo se mantinha no 4-3-3. No meio, Andrade e Carpegianni marcavam mais atrás e Zico atuava livre. Na frente, Tita e Júlio César eram os pontas que recuavam, para ajudar na recomposição defensiva e Luisinho era o atacante mais fixo.

Embora criando poucas chances claras, o mengo tinha muita posse de bola e facilitado pela frouxa marcação alvinegra tocava a pelota sem ser incomodado. Aos 21, um chutão de Manguito foi na cabeça de Luisinho. O atacante ajeitou para Zico, que carregou e deu um ótimo passe para Carpegianni. A finalização saiu forte, precisa. Na narração da TV Globo, Luciano do Valle dizia “mas é impressionante. É muita facilidade”. Aos gritos de é campeão, vindos da arquibancada em festa, Flamengo 2 a 0.

O Botafogo só teve a primeira oportunidade aos 30 minutos. Luisinho Lemos chutou forte para a área. Mendonça tentou o cabeceio, mas mandou desviado e perdeu a chance. Nove minutos depois, veio o golpe de misericórdia. Júnior avançou sem ser incomodado e serviu Luisinho. O camisa nove bateu de primeira, no alto e marcou o terceiro gol rubro-negro, matando a partida. 3 a 0. Antes do intervalo, Zico, de cabeça e sozinho ainda teve a chance de marcar o quarto, mas a cabeçada saiu raspando a trave esquerda de Zé Carlos.

Como era de se esperar, o ritmo da partida caiu assustadoramente na etapa final. Mesmo assim, em menos de 10 minutos, Luisinho e Zico perderam boas chances de ampliar a vantagem. Joel resolveu trancar o meio de campo alvinegro ao trocar o ponta esquerda Tiquinho pelo meia Wescley. Não fez muita diferença.

Aos 27, Júlio César escapou pela esquerda e rolou para Luisinho, que foi a linha de fundo e rolou para trás. Zico dominou, ajeitou o corpo e bateu com categoria. Infelizmente, a bola bateu na trave esquerda de Zé Carlos e não entrou. Na continuação da jogada, Gil deu um corte seco em Nélson e bateu de perna esquerda. Cantarele se esticou todo e fez ótima defesa. Aos 41, Luisinho Lemos ainda mandou uma cabeçada no travessão de Cantarele. Depois disso, o rubro-negro tocou a bola, gastou o tempo e esperou o fim da partida.

Com o apito final, a festa eclodiu, não só no Maraca, mas como em todo o Rio de Janeiro e país. Flamengo campeão do primeiro turno!





2 comentários:

  1. maravilha! de onde vem tanta fonte? no aguardo de mais...

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que esteja gostando. Pode aguardar que vem muito mais por aí!

    ResponderExcluir

Rádio Futbolleiros