Acervo

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vasco 2x0 Fluminense Carioca de 78




O segundo turno estava muito mais disputado que o primeiro. Nas nove primeiras rodadas, o Vasco havua vencido todos os seus jogos. Mesmo assim, o líder provisório era o Flamengo, que já havia jogado pela décima rodada e derrotado o Olaria, por 2x0, com gols de Zico e Tita.

O rubro-negro, que só tinha empatado uma partida tinha 19 pontos, contra 18 do Vasco. Sendo assim, o clássico contra o Fluminense, válido pela décima rodada era fundamental para o campeonato. Na última rodada, Fla e Vasco se enfrentariam para decidir quem conquistaria o segundo turno. O trioclor, com 16 pontos, tinha que vencer para manter as suas chances de conquistar o turno.

So o time de São Januário derrotasse o Fluminense, jogaria pele empate. E se perdesse, teria que vencer seu maior rival (lembrando que o mengo já havia conquistado a Taça Guanabara e portanto, se vencesse também o segundo turno, seria o campeão carioca de 78)

Foi nesse clima de tensão que cruzmaltinos e tricolores entraram no Maracanã, no dia 26 de novembro de 1978 para esta partida decisiva.

Até pela necessidade maior da vitória, o tricolor começou pressionando mais. Contudo, Abel e Gaúcho neutralizavam bem todas as investidas. As equipes estavam visivelmente nervosas e erravam passes em excesso.

O gol acabou saindo mais cedo do que se imaginava. Aos 11 Guina drilou Pintinho, foi a linha de fundo e centrou (a bola pareceu ter cruzado a linha e saido)na cabeça de Roberto, que marcou 1x0.

Aos 15, Marco Antônio cruzou da esquerda, Paulinho furou, a bola bateu em Tadeu e voltou para Paulinho ajeitar para Paulo Roberto, que só teve o trabalho de desviar de Wendell. Com 2x0, o Vasco praticamente matava o jogo.

O jogo era truncado demais. Tadeu deu um soco em Paulo Roberto e Arnaldo César Coelho não mostrou nem cartão amarelo. O Fluminense esbarrava na ótima atuação da defesa vascaína e nada criou no primeiro tempo. A única chance de gol do flu só poderia vir mesmo de uma bola parada. Marinho cobrou falta magistralmente, mas a bola bateu na trave, com Leão já completamente batido.
Segundo Tempo
O Fluminense voltou com duas alterações do intervalo. Zezé na vaga de Doval e Renato no lugar de Wendell. E o tricolor assustou novamente através do lateral Marinho, que arriscou de longe para Leão espalmar a escanteio.

O Vasco estava mais recuado.Mário, após cobrança de escanteio, cabeceou sozinho e Leão fez grande defesa, na bas do reflexo. Na continuação da jogada, o contra ataque do Vasco quase foi fatal mas Paulinho acabou batendo em cima de Renato.

Novamente, o Fluminense assustou na bola parada. Marinho centrou a bola. A zaga afastou e no rebote, Cléber acertou um balaço que venceu Leão mas encontrou o pé de Marco Antônio em cima da linha para salvar.

Com a vitória, o Vasco eliminou o Fluminense e passou a precisar apenas de um empate na última rodada, contra o Flamengo.

Abaixo, o vídeo com o compacto deste jogo. Até a próxima, com esse Flamengo x Vasco qu decidiu o campeonato carioca de 1978

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros