Acervo

terça-feira, 1 de março de 2016

Campeonato Paulista de 1906- Germânia, pela primeira vez


O Campeonato

A competição de 1906 parecia que seria um sucesso. Dois clubes de Santos, o Sport Club Americano e o Club Athletic Internacional demonstraram seu desejo de jogar o certame. A Liga concordou, desde que eles disputassem com AA das Palmeiras (lanterna em 1905) um torneio, uma espécie de Acesso.

No primeiro jogo, o Internacional fez dois a zero no Americano e classificou-se para a decisão desse pré torneio, onde acabou goleado pelo AA das Palmeiras, por quatro a zero. Portanto, as mesmas seis agremiações do ano anterior disputariam novamente o campeonato.

Entretanto, desses seis clubes, apenas três terminaram a disputa. O São Paulo Athletic retirou-se envergonhado com a pífia campanha que vinha realizando. A gota d'água foi a derrota de nove a um para o Internacional. Com cinco derrotas e um empate a equipe de Charles Miller decidiu abandonar o certame. O Mackenzie foi proibido de jogar pela matriz do colégio, nos EUA. Já o AA das Palmeiras foi eliminado pela Liga. O curioso é que o time era líder e caminhava com tranquilidade para ser campeão.

No jogo que seria o da conquista, a equipe jogou e venceu o Internacional, por dois a zero. Em campo, os jogadores festejavam. Assim como os torcedores nas arquibancadas lotadas do velódromo. No dia seguinte, a Liga resolveu acatar um recurso do Internacional que acusava o AA das Palmeiras de vender ingressos o quer era proibido pelo regulamento. O Palmeiras ainda tentou apelar, instaurando um inquérito policial. Apesar da conclusão da investigação dizer que o clube não havia sido responsável pela venda, a Liga decidiu por eliminá-los.

Com tantos problemas, o Germânia acabou sendo campeão por exclusão. O título foi a consagração definitiva da carreira de Friese, imigrante alemão e que talvez tenha sido o maior atleta brasileiro da primeira década do século, já que também era ótimi corredor de meio fundo.

Curiosidades

Foi fundado em 10/07/1906 o Clube Atlético e Recretaivo Ipiranga, por ex sócios do Germânia. O Ipiranga logo tornou-se um dos preferidos do torcedor paulistano.

Em 24 de julho, no campo do Fluminense, foi jogado o primeiro amistoso entre as seleções paulista e carioca. Vitória dos bandeirantes, por dois (gols de Duarte) a um (gol de Cox).

Colocação Final

1- Germânia (Campeão)- 14pg-9j-7v-0e-2d- 25gp- 9gc- +16sg
2- Internacional- 12pg-10j-6v-0e-4d- 23gp- 14gc- +9sg
3- Paulistano- 3pg-8j-1v-1e-6d- 10gp- 21gc- -11sg
OBS: São Paulo Athletic e Mackenzie desistiram da competição. O AA das Palmeiras foi eliminado pela Liga

Artilheiro
Friese, do Germânia e Léo, do Internacional com 7 gols

Estatísticas

Jogos Realizados: 23
Gols Marcados: 93
Defesa Menos Vazada: Germânia nove gols sofridos

Ataque Mais Positivo: Germânia 25 gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros