Acervo

sexta-feira, 7 de março de 2014

A Era de ouro do Flamengo- Parte 3- A preparação para o Brasileiro de 78



Depois da fraca campanha e da consequente eliminação na terceira fase do Campeonato Nacional de 77, era hora de aparar as arestas, visando o Brasileiro de 78, que começaria em poucas semanas. A primeira providência da Diretoria foi acertar a volta de Cláudio Coutinho para logo depois da Copa do Mundo. O treinador chegou a recusar uma proposta do Cruzeiro, só para voltar a Gávea. A princípio, Jaime Valente seria mantido no cargo até a volta do "capitão". Porém, corria um forte rumor que Joubert, que havia feito uma ótima campanha com o Remo e era funcionário do Flamengo, assumiria a posição. Outra mudança importante aconteceu nos bastidores. O supervisor Dante Rocha pediu demissão. Para seu lugar foi contratado Domingos Bosco. Ele mal sabia ainda, mas tornaria-se uma das figuras mais importantes dessa era vitoriosa do rubro-negro.

Dentro das quatro linhas, ficou acertado que a preparação para o certame nacional aconteceria em Brasília e Goiás. Seriam disputados sete amistosos até a estreia do time, diante do Fluminense. Nos bastidores, o Presidente Márcio Braga veio a público garantir a permanência de Jaime Valente. Segundo o cartola, "Joubert alteraria todo o esquema tático montado por Coutinho. Não queremos que isso aconteça, afinal, ele será nosso treinador de novo em breve".

Involuntariamente, o futuro técnico acabou prejudicando o Flamengo ao convocar Zico e Toninho para a Seleção Brasileira, que iniciava os treinamentos visando a Copa da Argentina. Além deles, Rondinelli, Carpegianni e Adílio estavam na lista de 48 nomes que poderiam ser convocados até o mundial. Outro desfalque nessa fase de preparação seria o centroavante Cláudio Adão, que operou a garganta.

Sem dinheiro para grandes contratações, Bosco garante que o clube irá prestigiar os pratas da casa. Pelo menos dois juvenis seriam aproveitados na competição. O volante Vítor e o lateral Leandro. Além deles, Júnior Brasília passaria a ser titular na ponta direita, já que Osni havia sido negociado com o Bahia. Tita e Jorge Luís devem ganhar mais chances.

A equipe viajou para Brasília sem contar com Carpegianni, que ficou no Rio, apurando sua forma física. Do exterior, chegava a notícia que a Inter de Milão oferecia 500.000 dólares para ter a prioridade de compra do passe do Galinho de Quintino. A especulação foi logo rechaçada pela Diretoria, mas a torcida ficou com a pulga atrás da orelha.

No primeiro amistoso de preparação, vitória magra sobre o Brasília, por 1 a 0. O gol foi marcado por Júnior, de pênalti. A equipe não apresentou melhora e mostrou os mesmos erros do Campeonato Brasileiro.

O segundo amistoso foi contra o Gama. Novamente, o time foi muito mal na primeira etapa. Mesmo assim, Tita abriu o marcador. Nos 45 minutos finais, Júnior Brasília fechou o placar. Na verdade, a equipe só melhorou depois que Jorge Luís entrou no lugar de Valdo.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Doval, ex ídolo do mengo e em litígio com o Fluminense, tentava, de todas as maneiras, cavar a sua volta a Gávea. Márcio Braga tratou de correr e negar qualquer possibilidade de isso acontecer, dizendo que o centroavante do Flamengo era Cláudio Adão. O Inter, de Porto Alegre tenta comprar Rondinelli e Toninho. O primeiro não passou de sondagem, mas a compra do lateral era dada como certa, até mesmo pelos rubro-negros, que esperavam contratar reforços com o dinheiro da venda.

O terceiro amistoso aconteceu novamente contra o Brasília. Novo triunfo, desta vez, por 2 a 0, gols de Júnior, de pênalti e Dequinha. O compromisso seguinte foi pior ainda. Empate de 0 a 0 com o Rio Verde. Mesmo enfrentando uma arbitragem caseira e tendenciosa, que invalidou um gol legal de Tita e deixou de dar uma penalidade em Adílio, a atuação do fla foi preocupante. Esta partida serviu para a Comissão Técnica avaliar o desempenho do atacante Radar, que estava acertado com o Flamengo. Depois da boa atuação, o clube carioca confirmou a negociação e contratou-o por empréstimo, com o passe fixado.

O quinto jogo preparatório foi diante do Itumbiara. Pela primeira vez, o mengo apresentou um bom futebol, especialmente no primeiro tempo. Tita e Adílio marcaram os gols e foram os responsáveis pelas melhores jogadas de ataque. Na etapa final, o time tirou o pé do acelerador, sofreu um gol e voltou a preocupar a torcida.

Sem muitas opções na ponta direita e sem confiar na regularidade de Júnior Brasília, a diretoria tenta a contratação de Reinaldo, ponteiro do América. Porém, a contratação ficou difícil depois que Toninho não acertou as bases salariais com o Inter de Porto Alegre. Em declaração ao Jornal do Brasil, o lateral afirmou "nunca quis deixar o Flamengo. A Diretoria achou a proposta boa. Mas não quero mudar de cidade. Estou adaptado aqui. Ficarei por um bom tempo ainda".

O sexto amistoso aconteceu em Vitória, no Espírito Santo. Um triunfo de 2 a 0 sobre o Rio Branco, gols de Adílio, que continuava em grande fase. A grande surpresa aconteceu na volta delegação ao Rio de Janeiro. Jaime Valente foi demitido, a menos de uma semana da estreia no Brasileiro. Modesto Bria, treinador dos juniores, ia dirigir a equipe no último amistoso e na partida diante do Fluminense, pelo certame nacional. No dia seguinte ao clássico, Joubert assumiria até a volta de Coutinho. Uma confusão!

Modesto disse a imprensa que não mudaria nada em relação a equipe que vinha sendo escalada por Jaime. "Não tenho nem tempo hábil para mudar nada. Não sou louco de inventar. Ramírez entra no lugar de Toninho. Adílio no de Zico e Tita atuará como centroavante, na vaga de Cláduido Adão".

O último amistoso aconteceu no Caio Martins, diante do América. O jogo foi muito ruim, com as duas equipes completamente lentas, sem imaginação e desorganizadas. O empate de 1 a 1, gol de Tita foi o que menos importou. A torcida tinha motivos de sobra para ficar preocupada com o desempenho no Campeonato Brasileiro. E o tempo mostraria que a Nação estava certa. Mas isso é papo para o nosso próximo texto. Até lá!

No próximo texto: A primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1978





Um comentário:

Rádio Futbolleiros