segunda-feira, 22 de agosto de 2016
História dos Jogos Olímpicos Atenas 1896
A História dos Jogos Olímpicos da Era Moderna
Capítulo Um
Breve Introdução
O Barão Pierre de Coubertein foi encarregado pelas autoridades francesas de elaborar um projeto de educação para as escolas de seu país. Em busca de idéias, o Barão viajou o mundo.
Em suas viagens, ficou fascinado com as descobertas do arqueólogo alemão Ernst Cuurtius, responsável pelas escavações que fizeram ressurgir as ruínas do templo de Olímpia, cidade sagrada onde os gregos realizaram seus jogos.
Já o inglês Thomas Arnold era diretor da Escola de Rugby da Inglaterra. Lá, aplicava o princípio de usar o esporte como instrumento de educação. “Instruir, educar, mas, sobretudo treinar o corpo e o espírito”, dizia.
Fascinado com as descobertas, Coubertein apresentou a proposta da recriação dos Jogos no dia 23 de junho de 1894 a dois mil delegados de doze países. Apesar de muitos não terem a menor noção do que os Jogos significavam, a proposta foi aprovada por unanimidade. Coubertein queria que a primeira edição fosse realizada em Paris, em 1900, junto com a Feira Internacional. Os Delegados, ansiosos, marcaram-nas para 1896, dali a dois anos, em Atenas. Uma homenagem aos criadores.
Para realizar os Jogos, criou-se uma comissão multinacional, um embrião do COI. Coubertein se autoproclamou Secretário Geral. O Grego Dimitrios Bikelas foi indicado para Presidente. Os demais membros eram um americano, um argentino, um húngaro, um sueco e um russo.
Apesar de muita boa vontade, ninguém tinha noção de quanto custaria à organização do evento. Não existiam Federações Nacionais e as próprias regras dos esportes variavam de um país para o outro.
Coubertein estimou em 200 mil Dracmas (equivalente a 80.000 dólares) o custo total. Estava completamente enganado. Faltava construir toda a infra estrutura. Se gastaria quase 10 vezes mais o que fora calculado.
Para completar, o governo grego dizia não ter dinheiro para as obras. O Barão cortejou e conquistou um importante aliado nessa guerra. O Príncipe herdeiro Constantino, nomeado Presidente do Comitê Organizador. Uma comissão designada pelo Príncipe elaborou, em 1895, boletins em várias línguas com as regras de cada esporte e as normas de bom comportamento esportivo.
O milionário Jorge Averoff, doou 920 mil Dracmas para a reconstrução do Estádio Panatenaico, que passou a ter as paredes revestidas de mármore e uma pista de atletismo com curvas fechadas, completamente enviesadas. Também foram construídos um velódromo, um estande de tiro e reformado um ginásio de esportes, o Zappeion, para as lutas e esgrima. A natação seria disputada em mar aberto mesmo. A venda de selos, moedas comemorativas, medalhas, souvenirs e ingressos renderam cerca de 500 mil Dracmas.
A Cerimônia de abertura aconteceu no dia seis de abril. Diante de 80.000 espectadores, o Rei George I disse “declaro aberto os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna”. Quem quis participar só teve o trabalho de se inscrever. Foram 311 atletas, de 13 países, a maioria, obviamente, de gregos. As competições de remo e iatismo foram suspensas, em virtude do mau tempo. O críquete, por sua vez, também foi cancelado, mas por falta de competidores. Apesar de tudo, as Olimpíadas renasciam!
Capítulo dois
1896- Atenas
Data: 6 a 15 de Abril
Modalidades: 9 Provas:42
Atenas estava em festa. Não havia sequer uma esquina da cidade sem uma banda tocando animadamente. Os moradores, em polvorosa, curiosos para conhecer os atletas que tomariam parte dos jogos.
A primeira prova disputada foi uma eliminatória dos 100 metros rasos. Francis Lane, atleta americano, um dos favoritos da prova, havia chegado à capital grega na véspera. Ele e a delegação dos EUA levaram 17 dias de navio para chegar ao porto de Petras. De lá, mais dez horas a bordo de um trem.
Exaustos, se recolheram e foram dormir. Quando ouviram a música tocando na manhã seguinte, acordaram de sobressalto. Estavam certos que teriam mais dez dias até o início dos jogos. Esqueceram-se, porém, que os gregos contavam o tempo pelo calendário Juliano, com onze dias de diferença. Ao perguntarem o que estava acontecendo ficaram perplexos. As Olimpíadas estavam começando! Trataram de correr para o Estádio. Acabaram chegando a tempo.
06 de Abril
100 metros-Eliminatórias
Na primeira eliminatória dos 100 metros, Lane venceu, com o tempo de 12.20 segundos. Em seguida e também classificado para a final estava o húngaro Alajos Szokolyi, com 12.75.
A segunda eliminatória foi vencida por outro americano, Curtis, com 12.20. O primeiro local a competir foi o grego Chalccondilis, que chegou a seguir, com 12.80.
Terceira e última eliminatória: Thomas Burke venceu com 12.00 seguido do alemão Fritz Hofmann, com 12.10.
Salto Triplo-Final
Sete competidores participaram da primeira final olímpica. James Connoly, dos EUA, ganhou o ouro com 13,71 metros. Alexandre Tuffére, da França, ficou com a prata (12,70) e Ioannis Persakis, da Grécia, conquistou o bronze (12,56)
Curiosidade: Estudante de Harvard, Connoly não recebeu licença da universidade para competir. Acabou abandonando os estudos e viajando.
800 metros-Eliminatórias
Os 14 competidores foram divididos em dois grupos. Na primeira eliminatória, a vitória foi do australiano Edwin Flack, com 2 minutos e 10 segundos. Nandór Dani, da Hungria, chegou em seguida.
Na segunda eliminatória, a vitória ficou com o francês M.Lermusiaux (2.16.00). O grego Demitrios Golemis foi o segundo.
Lançamento de Disco- Final
A noite já começava a cair e o frio a chegar quando os onze competidores iniciaram essa disputa. A competição foi bastante acirrada e os gregos eram os favoritos. Entretanto, o ouro ficou com o norte americano Robert Garrett, com 29.15. A prata foi do grego Panagiotis Paraskevopoulos (28.95) e o bronze com o também grego Sotirios Versis (27.78)
Curiosidade: Robert Garrett era filho de uma família rica de banqueiros e estudava em Princeton quando ficou sabendo dos jogos. Convenceu e pagou as despesas de três amigos. O velocista Francis Lane. O meio fundista Herbert Jamison e o saltador de vara Albert Tyler. Ao saber dos planos dos quatro amigos, seis integrantes da Associação Atlética de Boston também resolveram participar. O professor William Sloane, acabou assumindo informalmente o papel de coordenador da delegação olímpica norte americana.
Garrett era especialista no arremesso de peso. Porém, ao chegar em Atenas resolveu se inscrever também no lançamento do disco. Na falta de material adequado para treinar, mandou fabricar um disco de metal, seguindo informações levantadas em livros. Na Grécia, descobriu que o disco usado na competição era bem mais leve do que a peça que mandara construir.
400 metros rasos- Eliminatórias
Última prova do primeiro dia de jogos. Os sete competidores foram divididos em dois grupos. Na primeira eliminatória, a vitória ficou com Herbert Jamison, dos EUA (56.80). Em seguida, chegou o alemão Frtiz Hofmann.
Na segunda eliminatória, venceu o norte americano Thomas Burke, com o tempo de 58.40
07 de abril
Esgrima-Florete Individual
Os oito competidores se enfrentaram em duelos eliminatórios. O ouro ficou com o francês Eugene Henri-Gravelotte (4vitórias, nenhuma derrota). A prata foi do seu compatriota Henri Callot (3v e 1d) . As duas medalhas de bronze foram gregas. Athanaios Vouros e Perikles Pierrakos-Mavromichalis (2v e 1 d).
Florete Master
Apenas dois mestres da esgrima competiram nessa prova. A vitória foi do grego Leon Pyrgos, por três toques a um sobre o francês Jean Perronnet. Esta foi a primeira medalha de ouro da Grécia nos Jogos da Era moderna.
Atletismo- 110 metros com barreiras- Eliminatórias
Grupo 1: Grantley Goulding terminou em primeiro com 18.25 segundos. Em seguida, veio o húngaro Sokoly.
Grupo 2: Vencido pelo norte americano Thomas Curtis, com 18 segundos. Em segundo, chegou seu compatriota Stogt
Salto em Altura- Final
Ouro: Ellery Clark- Eua, 1,81m Prata: James Connolly- Eua 1,65m Bronze: Robert Garrett- Eua 1,65m
400 Metros rasos Final
Ouro: Thomas Burke- EUA 54,2s Prata: Robert Jaminson- Eua 55,2s Bronze: Fritz Hofmann-Ale 55,6s
Arremesso de peso- Final
Ouro: Robert Garrett- Eua 11,22m Prata: Militades Gosukos-Gre 11,20m Bronze: Georgios Papasideris-Gre 10,36m
Levantamento de Peso- duas mãos- Final
Ouro: Viggo Jensen-Din 111,5kg Prata: Launceston Elliot-Gbr 11,5kg Bronze: Alexandros Nikolopoulos- Gre, Carl Schumann-Ale, Momcislló Topavicza-Hun e Sotirios Versis-Gre, todos com 90 kg
1500 metros rasos- final
Ouro: Edwin Flack-Aus 4,32,2m Prata: Arthur Blake-Eua 4,33,6m Bronze: Albin Lermusiaux-Fra 4,36,0m
08 de Abril
Ciclismo- 100km em pista
Ouro: Leon Flameng-Fra 3h08m19s2 Prata: Georgios Kolettis-Gre
09 de Abril
Tiro-Carabina Livre
Ouro: Pantelis Karasevdas-Gre 2320pts Prata: Paulos Pavlidis-Gre 1978pts Bronze: Nikolaos Trikoupes-Gre 1713pts
Esgrima
Sabre Individual
Ouro: Ioannis Georgiadis-Gre 4v/0d Prata: Telemachos Karakalos-Gre 3v/1d Bronze: Holger Nielsen-Din 2v/2d
Ginástica
Barras Paralelas
Ouro: Alfred Flatow (Ale) Prata:Luis Zutter (Sui) Bronze:Hermann Weingarter (Ale)
Barras Paralelas por equipes
Com duas das três equipes inscritas, os gregos tinham certeza que levariam o ouro. Porém, ficaram atônitos e deslumbrados com o desempenho dos alemães, chegando a ovacionar os ginastas antes mesmo do fim das apresentações.
Ouro: Alemanha (Conrad Bocker, Alfred Flatow, Gustav Flatow, Georg Hilmar, Fritz Manteuffel, Karl Neukirch, Richard Rostel, Gustav Schuft, Carl Schumann e Hermann Weingarter)
Prata: Grécia (Sotirios Athanasopoulos, Nicolaos Andriakopoulos, Petros Persakis e Thomas Yenakis, todos membros do Panhellenic Club of Athens)
Bronze: Grécia (Ioannis Chrysaphis, Ioannis Mitropoulos, Dimitrios Loundras e Philippos Karvelas, todos membros do National Gymnastic Club of Athens)
Barras Fixas
Ouro: Hermann Weingartner (Ale) Prata: Alfred Flatow (Ale) Bronze: Aristhopoulos Petmetsas (Gre)
Salto sobre o cavalo
Dos quinze inscritos, apenas um do país anfitrião. Para variar, a Alemanha dominou o pódio.
Ouro: Carl Scumann (Ale) Prata: Louis Zutter (Sui) Bronze: Hermann Weingartner (Ale)
Cavalo com alças
Essa foi uma das raras provas em que a Alemanha não venceu na ginástica. Luis Zutter que já havia conquistado duas medalhas de prata, ficou com o ouro.
Ouro: Louis Zutter (Sui) Prata: Hermann Weingartner (Ale) Bronze: Não houve
Argolas
Para delírio da torcida local, os gregos conseguiram a vitória.
Ouro: Ioannis Mitropoulos (Gre) Prata: Hermann Weingartner (Ale) Bronze: Petros Persakis (Gre)
Atletismo
800 Metros Rasos Final
Os dois melhores corredores de cada série eliminatória deveriam competir nessa final. Infelizmente, o francês Albin Lermusiaux, bronze nos 1500 metros não se apresentou, deixando apenas três competidores. O ouro foi para o Australiano Edwin Flack, com o tempo de dois minutos e onze segundos. A prata ficou com o húngaro Nándor Dáni (2m11s8) e o bronze com o grego Demitrios Golemis (2m28s0)
09 de Abril
Ginástica
Escalada com corda
Ouro: Nikolaos Andriakopoulos (Gre) 23,4m Prata: Thomas Xenakis (Gre) Bronze: Fritz Hofmann (Ale)
Tiro
Pistola Militar
Ouro: John Paine (Eua) 442 pts Prata: Summer Paine (Eua) 380 pts Bronze: Nikolaos Dorakis (Gre) 205 pts
Atletismo
100 Metros Rasos Final
Ouro: Thomas Burke (Eua) 12s0 Prata: Fritz Hofmann (Ale) 12s2 Bronze: Alajos Szokolyi (Hun) 12s6
110 Metros com Barreiras
Apenas dois atletas participaram da prova final. Ouro: Thomas Curtis (Eua) 17s6 Prata: Grantley Goulding (Gbr) 17s6
Salto com Vara
Com apenas cinco participantes, os norte americanos dominaram por completo. Ouro: William Welles Hoyt (Eua) 3,20m Prata: Albert Tyler (Eua) 3,20m Bronze: Evangelos Damaskos (Gre), Ioannis Thedopoulos (Gre) e Vasilios Xydas (Gre) 2,60m
Maratona
Para os gregos, vencer a maratona era uma questão de honra. Dos dezessete participantes, treze eram do país anfitrião. Praticamente ninguém no mundo havia corrido uma distância tão longa. Afobados, os atletas estrangeiros (dentre eles os três medalhistas dos 1500 metros) tomaram a frente. A chegada seria no estádio lotado por mais de 100.000 pessoas que iam recebendo notícias de mensageiros que acompanhavam a prova de cavalo ou de bicicleta. A última, dizia que o australiano Edwin Flack seguia firme na liderança, faltando apenas quatro quilômetros para o fim. Pouco depois, ele sucumbiu. Caiu, extenuado. De tão desorientado chegou a agredir um grego que tentava lhe socorrer.
Assim, o primeiro a entrar no estádio foi o grego Spiridon Louis. O Príncipe Constantino desceu e foi dar a volta derradeira acompanhando o novo herói do país. Foi nessa prova também que se teve a primeira fraude olímpica. O húngaro Gyulla Kellner chegou na quarta posição, mas apresentou um protesto contra o grego Spiridon Belokas, terceiro colocado, alegando que ele cumprira parte do trajeto de carruagem. Belokas admitiu ter trapaceado e foi desclassificado.
Ouro: Spiridon Louis (Gre) 2h58m50 Prata: Charilaos Vasilakos (Gre) 3h06m03 Bronze: Gyulla Kellner (Hun) 3h09m35
Luta Greco-romana
Superpesado
Ouro: Carl Schumann (Ale) Prata: Georgios Tsitas (Gre) Bronze: Stephanios Christopoulos (Gre)
10 de Abril
Tiro
Pistola Livre
Ouro: Summer Paine (Eua) 442 pts Prata: Holger Nielsen (Din) 285 pts Bronze: Ioannis Pharangoudis (Gre)
Pistola Tiro Rápido
Ouro: Ioannis Pharangoudis (Gre) 344 pts Prata: Georgios Orphanidis (Gre) 249 pts Bronze: Holger Nielsen (Din)
Natação
100 Metros Livres
Disputada na baía de Zea, em mar aberto e com temperaturas geladas, as provas de natação foram um desafio a parte para os participantes.
Ouro: Alfréd Hajós (Hun) 1m22s2 Prata: Otto Herschmann (Aut) 1m22s8 Bronze: Não houve
500 Metros Livres
Ouro: Paul Neumann (Aus)8m12s6 Prata: Antonios Pepanos (Gre) 9m57s6 Bronze: Eustathios Choraphas (Gre)
1200 Metros Livres
Depois da experiência de quase morte, o húngaro Alfréd Hajós voltou para a prova mais longa daqueles jogos. E ele tratou de se prevenir. Se besuntou de uma camada de graxa para não sentir frio. E novamente venceu.
Ouro: Alfréd Hajós (Hun) 18m22s2 Prata: Ioannis Andreou (Gre) 21m03s4 Bronze: Eusthatios Choraphas (Gre)
Ciclismo
10 km em pista
Ouro: Paul Masson (Fra) 17m54s2 Prata: Léon Flameng (Fra) 17m548 Bronze: Adolf Schmal (Aut)
2000 metros velocidade
Ouro: Paul Masson (Fra) 4m58s2 Prata: Stamatios Nikolopoulos (Gre) 5m002 Bronze: León Flameng (Fra)
Tênis
Duplas
Ouro: John Boland (Gbr) e Fedrich Traun (Ale) Prata: Dionysios Kasdaglis (Egi) e Demetrios Petrokokkinos (Gre) Bronze: Edwin Flack (Aus) e George Robertson (Gbr)
Final: Boland/Traun 2x1 Kasdaglis/Petrokokkinos (5x7/6x4/6x1)
11 de Abril
Tiro
Carabina três posições
Ouro: Georgios Orphanidis (Gre) 1583 pts Prata: Ioannis Pharangoudis (Gre) 1312 pts Bronze: Viggo Jensen (Din) 1305 pts
Ciclismo
Prova de estrada (87 km)
Ouro: Aristidis Konstanidis (Gre) 3h21m10 Prata: August Goedrich (Ale) 3h31m14 Bronze: Edward Battel (Gbr)
12 de Abril
Ciclismo
Corrida de 12 horas
Ouro: Adolf Schmal (Aut) 295,3km Prata: Frank Keeping (Gbr) 294,9km Bronze: Não houve
Corrida de uma volta (333m)
Ouro:Paul Masson (Fra) 24s0 Prata: Stamatios Nikolopoulos (Gre) 26s0 Bronze: Adolf Schmal (Aut) 26s0
Atletismo
Salto em distância
Ouro: Ellery Clark 6,35m Prata: Robert Garrett (Eua) 6,00m Bronze: James Connoly (Eua) 5,84m
Levantamento de Peso
Com uma só mão
Ouro: Launceston Elliot (Gbr) 71,0kg Prata: Viggo Jensen (Din) 57,2kg Bronze: Alexandros Nikolopoulos (Gre)
Tênis
Simples
Ouro: John Boland (Gbr) Prata: Dionysios Kasdaglis (Egi) Bronze: Momcsilló Topavicza (Hun)
Final: John Boland 2x0 Dionysios Kasdaglis (6x3/6x1)
Natação
100 Metros livre para marinheiros
Ouro: Ioannis Malokinis (Gre) 2m20s4 Prata: Spiridon Chasapis (Gre) Bronze: Dimitrios Drivas (Gre)
Todas as premiações ocorreram num jantar solene, com a presença do Rei Jorge I. Os primeiros colocados recebiam uma medalha de prata e uma coroa de ramo de oliveira. Os segundos, uma medalha de bronze e coroa de louros. A medalha de ouro só passaria a ser distribuída em Londres 1908. Todos receberam diplomas de participação.
No geral, os EUA dominaram o atletismo e o quadro de medalhas. A França dominou o ciclismo. A Alemanha, a ginástica. Com mais da metade dos atletas, a Grécia ficou em segundo lugar no quadro geral.
A elite do esporte mundial não compareceu. Nenhum recorde foi batido. Mesmo assim, os Jogos foram considerados um sucesso. Os gregos queriam que as Olimpíadas fossem sempre realizadas em seu país. Coubertain se fez de desentendido e confirmou a próxima edição para 1900, em Paris.
Quadro final de Medalhas de Atenas 1896
1-EUA- 11 Ouros, 7 Pratas e 1 Bronze. 19 no total
2-Grécia- 10 Ouros, 17 Pratas e 21 Bronzes. 48 no total
3-Alemanha- 6 Ouros, 5 Pratas e 4 Bronzes. 15 no total
4-França- 5 Ouros, 4 Pratas e 2 Bronzes. 11 no total
5-Grã-Bretanha- 3 Ouros, 3 Pratas e 3 Bronzes. 9 no total
6-Hungria- 2 Ouros, 1 Prata e 4 Bronzes. 7 no total
7-Áustria- 2 Ouros, 1 Prata e 2 Bronzes. 5 no total
8-Austrália- 2 Ouros e um Bronze. 3 no total
9-Dinamarca- 1 Ouro, 2 Pratas e 3 Bronzes. 6 no total
10-Suíça- 1 Ouro e 2 Pratas. 3 no total
11-Egito- 2 Pratas. 2 no total
Marcadores:
1896,
Atenas,
Histórias dos Jogos Olímpicos,
Olimpíadas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário