terça-feira, 23 de agosto de 2016
Campeonato Paulista de 1907-Internacional desbanca os favoritos
O Campeonato
Depois da bagunça do ano anterior, o Campeonato Paulista precisava reagir. Dois novos times foram aceitos no certame. O Americano e o Internacional, ambos originários de Santos. Com seis equipes, o regulamento foi mantido. Todos contra todos. O campeão seria quem somasse o maior número de pontos.
Quem mais investiu foi o Paulistano, disposto a recuperar a sua hegemonia. Trouxe da Inglaterra o técnico John Hamilton, o primeiro estrangeiro a dirigir uma equipe brasileira que se tem notícia. Apesar de seus conhecimentos, Hamilton não levou seus comandados ao título.
Apesar de dentro das quatro linhas o resultado ter ficado aquém do esperado, Hamilton recebeu um agradecimento especial dos membros da liga já que até como árbitro atuou.
De fato, o torneio foi diferente. O vencedor foi o estreante Internacional. A equipe só sofreu uma derrota e mesmo assim no tapetão, já que perdia por três a zero para o Germânia no dia 20 de Outubro. Já perto do fim da peleja, diminuiu a desvantagem para três a dois e teve um pênalti assinalado a seu favor. Converteu a penalidade e chegou a igualdade. Entretanto, a diretoria do Germânia pediu e conseguiu a anulação do tento de empate. Coisas de uma outra época.
O certame teve tanta importância que no dia 24 de novembro a taça foi entregue ao Internacional por ninguém mais ninguém menos do que o governador Washington Luís. Era o futebol começando a trilhar seu caminho de sucesso.
Curiosidade
Rubens Sales que se tornaria um dos maiores jogadores do futebol paulista estreou em 1907 pela equipe principal do Paulistano
Colocação Final
1-SC Internacional(Campeão) 16pts- 10j- 7v- 2e- 1d- 23gp- 7gc- +16sg
2-Paulistano (Vice-Campeão) 11pts- 10j- 5v- 1e- 4d- 14gp- 15gc- -1sg
3-Americano- 11pts- 10j- 4v- 3e- 3d- 20gp- 17gc- +3sg
4-Germânia- 10pts- 5v- 0e- 5d- 18gp- 16gc- +2sg
5-São Paulo Athletic- 6pg- 2v- 2e- 6d- 11gp- 16gc- -5sg
6-CA Internacional(Santos)- 4pg- 1v- 2e- 7d- 7gp- 22gc- -15sg
Artilheiros
Léo (SC Internacional) 8 gols
Ormundo (SC Internacional) 6 gols
Andrade e Aquino (Americano) 5 gols
Estatísticas
Jogos Realizados: 29
Gols assinalados: 93
Ataque mais positivo: SC Internacional 23 gols
Pior ataque: CA Internacional 7 Gols
Defesa menos vazada: SC Internacional 7 gols sofridos
Defesa Mais vazada: CA Internacional 22 gols sofridos
Pênaltis Assinalados: 6
Pênaltis Convertidos: 6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Só uma correção. O Campeão não foi o Internacional estreante e sim o de São Paulo que já participava desde o primeiro campeonato. Abraço!
ResponderExcluir