Acervo

sábado, 26 de novembro de 2011

Flamengo 4x0 Fluminense Carioca de 1978




Flamengo 4x0 Fluminense
Data 05-11-1978 Local Maracanã Público39.101 Árbitro Valquir Pimentel
Gols Zico, aos 29, Claudio Adão, aos 44 e Zico, aos 45 do primeiro tempo. Claudio Adão, aos 31 do segundo tempo.
Flamengo Cantarelli, Toninho, Manguito, Nélson e Júnior, Carpeggiani, Adílio (Alberto Leguelé) e Zico (Ramirez), Marcinho, Claudio Adão e Tita
Fluminense Wendell, Miranda, Tadeu, Edinho e Carlinhos (Isidoro), Pintinho, Cléber (Rubens Galaxe) e Mário, Fumanchu, Nunes e Doval

A partida era válida pela quarta rodada do segundo turno. O líder até então era o Vasco, com 8 pontos. O Flamengo era o vice-líder, pois vencera o América (2x1), o Campo Grande (5x2) e tropeçara diante do Madureira (2x2), em Moça Bonita. Além disso, o jogo acontecia apenas 20 dias depois de o Fluminense ter carimbado a faixa de campeão da Taça Guanabara do Fla. O rubro-negro entrou mordido em campo. Era hora de vingança. Era a hora de dar o troco naquela que seria aúnica derrota do time no campeonato carioca de 78.

Primeiro Tempo
O começo da partida mostrava como o time de Coutinho estava ligado. Com marcação adiantada, dificultava a saída de bola tricolor. Adão era o único atacante. Marcinho pela direita e Tita pela esquerda ocupavam o lado do campo, enquanto Carpeggiani era o volante pensador e Zico e Adílio completavam o meio de campo. Em números, era um 4-1-4-1 para compactar mais a equipe, Adílio e Zico voltavam mais para buscar a bola e se juntar a Tita e Marcinho, formando então a linha de quatro jogadores no meio campo mais avançado.

Os primeiros arremates a gol, mesmo que sem perigo algum, foram do Fluminense. Nunes caía pela esquerda e levava vantagem sobre Toninho. Em 10 minutos, o centroavante finalizou duas vezes.

A pressão no campo de ataque dava resultado para o fla. Foram várias bolas recuperadas. O problema era o último passe. Quando finalmente acertou aos 29, foi bola na rede. Zico recebeu de Tita, tabelou com Cláudio Adão e bateu para vencer Wendell.

A chuva caia forte no Maraca. Deixava os jogadores enxarcados mas não esfriava o ânimo rubro-negro. Júnior deu um balão em Mário. Marcinho ganhava todas de Carlinhos. Adílio, Tita e Carpeggiani comandavam o meio de campo.

Aos 37, Júnior tabelou com Adílio e sofreu penalti não marcado por Valquir Pimentel.Tita começou a se movimentar mais por dentro e abriu o corredor esquerdo para o lateral esquerdo avançar com a qualidade que lhe era peculiar.

Aos 44, Zico que estava sumido do jogo, deu passe para Capeggiani aparecer como se fosse um camisa 10. O passe de primeira foi brilhante e deixou Cláudio Adão sozinho, nas costas da zaga. O artilheiro só teve o trabalho de bater na saída de Wendell. 2x0.

Um minuto depois, Toninho recebeu de Marcinho e deu passe para Zico. O galinho bateu de primeira e Wendell deixou a bola passar por baixo do seu corpo. 3x0. E era só o primeiro tempo.

Segundo Tempo
O Flamengo poderia se acomodar com a vantagem obtida nos primeiros 45 minutos. Não foi isso o que aconteceu. Adílio teve que ser substituido no intervalo por Alberto
Leguelé que deu uma mão a Carpeggiani mais atrás, liberando ainda mais o brilhante camisa 6 e dando ainda mais liberdade para Tita, Marcinho, Zico e Adão infernizarem a vida defesa tricolor.

Com toda essa proteção, o hoje técnico desempregado Carpeggiani quase marcou seu gol, ao bater de fora da área para boa defesa de Wendell. Seria um prêmio a sua grande atuação.

O Flamengo desperdiçava oportunidades. Zico prendeu demais a bola em um contra ataque de três contra dois. Perdeu a chance e teve que deixar o gramado, contundido no joelho.

O Fluminense se desesperava e se desorganizava. Edinho passou a ir a frente loucamente. Nunes, Mário e Fumanchu não viam a cor da bola. Apenas Pintinho mantinha sua habitual regularidade e tentava, em vão, organizar o desestruturado time tricolor.

O rubro-negro chegava a merecida goleada após mais uma trama envolvente de seu ataque. Toninho recebeu de Tita, deu a Carpeggiani que devolveu ao lateral. Este bateu. Wendell defendeu, mas a bola sobrou para Cláudio Adão marcar o quarto.

A coisa andava tão fácil que até o zagueiro Nélson se aventurava no ataque. Ele tabelou com Júnior. O lateral recebeu como se fosse um meia direita e bateu forte. Wendell espalmou com muita dificuldade a escanteio.

A vingança demorou exatos 20 dias para acontecer. Mas veio de forma brilhante. Com a goleada, o Flamengo seguia apenas um ponto atrás do Vasco, na sua perseguição para vencer também o returno e evitar uma final.

Abaixo, o vídeo desta partida. Em breve, retorno com Vasco 2x0 Fluminense, jogo da penúltima rodada do segundo turno do campeonato carioca de 78.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros