Acervo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Jogos Históricos- Guarani 1x0 Palmeiras- final jogo 2 Campeonato Braseileiro 1978


Porque é histórico
Simplesmente foi o primeiro e único título brasileiro, conquistado por um clube do interior de qualquer estado. Além disso, a equipe bugrina tinha grandes jogadores em seu elenco, como Zenon, Careca,Renato e o veterano Zé Carlos.
As Campanhas até então O Guarani chegava a decisão com 30 jogos, 18 vitórias, 8 empates e 4 derrotas, somando assim 50 pontos ganhos, havia marcado 55 gols e sofrido 22, com saldo positivo de 33.
Já o Palmeiras, havia disputado 30 jogos, com 13 vitórias, 13 empates e 4 derrotas, somando 44 pontos. Seu ataque havia marcado 42 vezes e a sua defesa sofrido 17, com saldo positivo de 25.
O primeiro jogo da final Foi jogado no dia 10 de Agosto, no Morumbi tomado por mais de 95.000 pessoas, em sua maioria Palmeirenses. Leão acabou dando uma cotovelelada no jovem Careca. O árbitro Arnaldo César Coelho, marcou o penalti e expulsou o goleiro. Como o verdão já havia feito suas duas substituições, Escurinho foi para o gol. Zenon cobrou e deu uma vantagem ainda maior para o Guarani, na partida de volta.
A ficha do jogo
Guarani 1x0 Palmeiras
Data 13-08-78 Local Brinco de Ouro Público 27.766 Renda CR$ 1.706,280,00
Árbitro José Roberto Wright Cartões Amarelos Toninho Vanusa, Ivo, Bozó, Mauro e Alfredo Mostarda. Gol Careca 36 do 1 tempo
Guarani Neneca, Mauro, Édson, Gomes e Miranda, Zé Carlos, Manguinha e Renato, Capitão, Careca e Bozó Técnico Carlos Alberto Silva
Palmeiras Gilmar, Rosemiro, Beto Fuscão(Jair Gonçalves), Alfredo Mostarda e Pedrinho, Ivo, Toninho Vanusa e Jorge Mendonça, Sílvio, Nei e Escruinho Técnico Jorge Vieira
A partida, Lance a Lance
-Começa a partida. A saída foi dada pelo Palmeiras, que ataca para a esquerda das cabines de rádio.
-1 minuto. Toninho Vanusa cobra falta de longe, a bola quica na frente de Neneca, que, quase engole um frango ao tentar encaixa-lá, mas a bola se perde em escanteio.
-1 minuto. Na cobrança do escanteio, Jorge Mendonça desvia a bola que iria sobrar limpa para Nei, mas Escurinho se antecipa ao próprio companheiro e perde boa chance. O verdão começava a partida em cima..
-10 minutos. Manguinha dá grande passe para Renato, que tenta deviar de Gilmar, mas o goleiro do Verdão consegue grabde defesa com os pés.
-Duas descidas perigosas do Bugre pelo lado esquerdo do ataque, aproveitando os espaços deixados pelo lateral Rosemiro e a má cobertura de Beto Fuscão.
-29 minutos. Melhor chance do Palmeiras. Rosemiro faz grande jogada, vai a linha de fundo e cruza rasteiro, para trás, Jorge Mendonça ainda tem tempo de ajeitar o corpo antes de bater de primeira, de perna esquerda. A bola sai rente ao gol de Neneca.
-Apesar do Palmeiras ter criado as melhores chances, o Bugre se mostrava mais sólido, mais organizado.
-36 minutos. GOL! Neneca dá um chutão pra frente, a bola sobra para Beto Fuscão que bobeia e Careca toma lhe a bola entreando a Bozó. O ponteiro chuta, Gilmar salva com os pés e na sobra Careca bate firme, rasteiro, para abrir o placar. 1x0 Guarani.
-40 minutos. Jorge Mendonça recebe a bola na intermediária, avança, limpa a jogada e bate de perna esquerda para boa defesa de Neneca.
-41 minutos. Após o escanteio, Escurinho desvia a bola que bate no peito de Alfredo Mostarda e encobre a meta bugrina. A pressão era palmeirense...
-45 minutos. fim do primeiro tempo.
Análise do primeiro tempo Apesar de estar mais bem postado dentro de campo, a equipe do Guarani, acabou jogando de forma muito retraída, o que acabou proporcionando as melhores oportunidades para um Palmeiras desesperado, que necessitava vencer por pelo menos dois gols de diferença. Grande atuação de Zé Carlos deu o equilíbrio necessário ao time campineiro. Enquanto o time da capital se ressentia de uma participação mais ativa de Jorge Mendonça. Portanto, apesar de cinco oportunidades de gol para o Palmeiras, contra apenas duas do Guarani, não há como afirmar que o resultado seria injusto...
Segundo Tempo
-Começa o segundo tempo, com a saída sendo dada pela equipe do Guarani. O Palmeiras volta com Jair Gonçalves no lugar do contundido Beto Fuscão.
-O Verdão tenta apertar, mas o Bugre é mais perigoso nos contra-ataques. Em um deles, Capitão faz grande jogada e Alfredo Mostarda corta o cruzamento, antes que a bola chegasse a Careca.
-15 minutos. Grande passe de Zé Carlos para Careca, que entra sozinho na área, dribla o goleiro Gilmar, mas perde o controle da bola, que acaba ficando atrás dele. O jovem centroavante não se faz de rogado e tenta o gol de calcanhar. Rosemiro salva a bola em cima da linha e coloca a escanteio.
-Todo ataque bugrino é um desespero para a zaga palmeirense. Alfredo Mostarda derruba Careca a centímetros da área, mesmo sendo o último homem, não é expulso(eram outros tempos....). Na cobrançda da falta, Zé Carlos obriga Gilmar a voar no seu canto direito alto para espalmar a bola a córner e fazer grande defesa.
-30 minutos. A torcida do Guarani começa a cantar "está chegando a hora".
-32 minutos. Mauro bate falta de muito longe e Gilmar faz outra grande defesa, salvando o Palmeiras de novo.
-46 minutos. Fim de jogo! Guarani Campeão Brasileiro de 1978!!!!
Análise do segundo tempo
Acho que não é preciso dizer muito a respeito do domínio do Guarani na segunda etapa. Basta ver que foram 4 chances para o time campineiro contra nenhuma do Verdão. Ao final do jogo, foram 6 chances contra 5, a favor do Guarani. Vitória e título mais do que justos.

-Em breve voltaremos com a partida Flamengo 5x1 Atlético-mg, amistoso de 1979, quando Pelé vestiu a camisa 10 do Rubro-Negro. Abraços a todos e até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio Futbolleiros