sábado, 27 de outubro de 2012
Paulista de 1903- Com polêmica, São Paulo leva o bi
O Campeonato
Logo na segunda edição, o campeonato paulista enfrentou ameaças de abandono. O Paulistano, queria garantir aos seus associados, o direito de acompanharem suas partidas de forma gratuita. A Liga havia aprovado que poderia haver cobrança de ingressos. Esse embate atrasou o início da competição em oito dias. O Paulitano acabou cedendo e aceitando o regulamento imposto pelos dirigentes.
Enquanto a rivalidade entre os "ingleses" do São Paulo Athletic e do Paulistano começava a ser formada, novas jogadas surgiam, mostrando, desde cedo, o talento e o improviso do jogador brasileiro. Charles Miller começou com a chaleira. Belfort Duarte, afastava as bolas de sua defesa com uma espécie de bicicleta.Outra novidade era o surgimento dos quadros infantis das equipes, preocupadas em garimpar talentos e formar a melhor equipe possível.
Um fato curioso, era a maneira como se dava a escolha do capitão de cada equipe. Havia uma reunião e, nela, decidia-se quem teria a honra. Reproduzo aqui, nota da Provincía de São Paulo, do dia quatro de abril de 1903 a esse respeito.
"S.c. Germânia. Em reuniao de sócios desta simpática sociedade, realizada ontem, foi eleito 'captain' por maioria de votos o sr. Otto Schoelembach. Na mesma reunião, também
houve eleição para o segundo 'captain', sendo nomeado o sr. Aristídes da Costa Andrade. O sr. Oto Schoelembach, após sua eleição,ofereceu um copo de cerveja aos presentes."
Outra curiosidade foi o fato de rendas inteiras de algumas partidas terem sido destinadas a construção do Instituto Pasteur, velho sonho paulistano.
Tomando carona no sucesso do campeonato anterior, novos clubes foram surgindo em outras cidades. Em Santos, surgia o Club Athletic Internacional, que realizou seus primeiros treinamentos com traves improvisadas. Logo surgiria também o Americano, formado por dissidentes do Internacional. Entretanto, nenhum deles disputaria o campeonato em 1903.
Preocupado com a falta de literatura a respeito do esporte, especialmente sobre as regras do jogo, Charles Miller oferece a Mário Cardim a edição inglesa sobre futebol. Cardim as traduziu e publicou quatro livros, o mais importante deles o que abordava instruções específicas para a regra do impedimento.
Ao mesmo tempo, AA das Palmeiras começava a ganhar sua vaga na "primeira divisão" de 1904, ao terminar na segunda colocação o campeonato para segundos quadros de 1903.
A Primeira Polêmica
O campeonato foi novamente marcado pelo equilíbrio entre São Paulo Athletic e Paulistano. Após 10 rodadas, ambos haviam conquistado 18 pontos, o que forçava a realização de um jogo extra, assim como ocorrera no ano anterior. Foi quando aconteceu a primeira polêmica envolvendo arbitragem. O juiz, Egídio de Souza Aranha provocou a ira dos jogadores e torcedores do Paulistano ao não assinalar um pênalti claro e ao encerrar a partida sete minutos antes do tempo regulamentar, justamente quando a equipe atacava para buscar o empate.
Em uma reunião, postrior ao término da competição, a Liga reconheceu os erros do árbitro, mas confirmou o resultado da partida e o bicampeoanto do São Paulo Athletic.
OBS: Como o post ficou muito grande, optei por dividir em duas partes. Em breve, postarei curiosidades, estatísticas, fichas dos jogos, colocação final e artilheiros do certame.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário