segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Atlético-mg 0x0 São Paulo-Final do Brasileiro 1977
-Porque é histórico. Foi após esse campeonato,que os cronistas esportivas passaram a defender uma competição por pontos corridos, justamente para evitar que injustiças, como as que aconteceram com o galo mineiro, dono da melhor campanha do campeonato, invicto e com 10 pontos a mais do que o São Paulo, acabasse como vice-campeão.
-As campanhas.Até a grande decisão, o tricolor tinha 20 jogos, com 13 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Tinha marcado 40 gols s sofrido 15, com saldo positivo de 25 gols. Já o galo tinha os mesmos 2o jogos, com 17 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota. Havia marcado 55 gols s sofrido 16, com saldo positivo de 29.
-Curiosidade. Os artilheiros das 2 equipes, não puderam estar em campo na grande final. Reinaldo, que havia marcado 28 gols pelo galo e Serginho autor de 18 pelo tricolor, estavam suspensos, e por isso fora do jogo.
-Ficha da decisão Atlético-mg 0x0 São Paulo Data 05-03-1978 Local Mineirão Público 102.974 Renda cr$6.857.080.00 Árbitro Arnaldo César Coelho Cartões amarelos Tecão, Angelo, Serginho, Bezerra, Peres e Neca Atlético-mg João Leite, Alves, Márcio, Vantuir e Valdenir, Toninho Cerezo, Angelo e Serginho, Caio(Joãozinho Paulista), Marcelo(Paulo Isidoro) e Ziza Técnico Barbatana São Paulo Waldir Peres, Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor, Chicão, Teodoro(Peres) e Darío Pereyra, Zé Sérgio, Mirandinha e Viana(Neco) Técnico Rubens Minelli
-A partida, lance a lance
-Começa a decisão, o tricolor dá a saída e ataca para a esquerda das cabines de rádio.
-O jogo começa muito amarrado no seu meio de campo. O São Paulo bloqueia o setor com até 5 jogadores(com o recuo dos pontas)e enerva o jovem time mineiro.
-16 minutos. Bezerra cobra falta da meia-direita, a bola passa por sobre a barreira e João Leite faz a defesa no seu canto esquerdo baixo. É o primeiro lance de emoção do jogo.
-17 minutos. Mirandinha chuta a bola bate na defesa mineira e sobra para bom chute de Teodoro. A bola passa perto da trave direita.
-21 minutos. Chicão lança Zé Sérgio na ponta direita, mas o passe sai longo. Mesmo assim, Zé ganha a dividida com Vantuir e cruza para Viana, que cabeçeia para excepcional defesa de João Leite. A bola sai a escanteio. O tricolor paulista era muito mais perigoso.
-Darío Pereyra marcava Toninho Cerezo, quando o atleticano tinha a bola. E isso, deixava o galo uma saída de bola rápida e qualificada.
-44 minutos. Finalmente, o Atlético tem uma chance. Falta na entrada da área pelo lado esquerdo, que Alves cobra e a bola passa raspando o angulo de Waldir Peres.
-45 minutos. Arnaldo apita o fim do 1 tempo.
-Análise do 1 tempo. Com uma postura mais ofensiva,e com uma marcação muito acertada, o tricolor dominou a partida e merecia ter saído com a vitória
-Placar Moral do 1 tempo. Atlético-mg 0x1 São Paulo -Começa a segunda etapa com a saída sendo dada pela equipe mineira
-3 minutos, Getúlio cobra falta,a zaga atleticana afasta mal e a bola sobra para Chicão, que chuta de primeira, a bola bate no zagueiro Márcio praticamente em cima da linha.
-15 minutos. Viana tabela com Mirandinha e chuta para bela defesa(mais uma) de João Leite, a bola ainda explode na trave, antes de sair para escanteio.
-20 minutos, Joãozinho Paulista dá grande passe para Paulo Isidoro, que entrava em diagonal, este bate forte, de primeira e o goleiro trioclor faz grande defesa e evita o gol atleticano. Foi a primeira grande chance do time mineiro em toda a partida.
-34 minutos, Toninho Cerezo arrisca de longe e Waldir Peres,espalma a bola para córner.
-43 minutos, Zé Sérgio arranca em jogada individual e bate de fora da área, rasteiro. João Leite é obrigado a espalmar para escanteio.
-44 minutos na cobrança do escanteio, Tecão cabeceia, e o goleiro atleticano defende com os pés.
-Final de tempo regulamentar, com o São Paulo bem melhor que o galo mineiro. Vamos agora a prorrogação.
-O Tempo Extra
-O Tricolor dá a saída para a prorrogação, mas quem assusta primeiro é o galo, através de Angelo, que chuta de longe para boa defesa de Waldir.
-O primeiro tempo do tempo extra é disputado de maneira lenta e com muita marcação. Parece que as duas equipes já se contentam de levar a decisão do título para a disputa de penaltis...
-15 minutos, Ziza faz bela jogada pela esquerda e cruza, Waldir Peres corta o cruzamento, mas a bola cai nos pés de Paulo Isidoro, que chuta para mais uma brilhante defesa do goleiro sãopaulino.
-Começa o segundo tempo da prorrogação, com a saída do Atlético.
-Nada acontece na prorrogação e a partida vai para os penaltis.
-A disputa de penaltis
-Primeira cobrança é do São Paulo. Getúlio cobra para defesa de João Leite, no canto esquerdo.
-Toninho Cerezo cobra para o galo, mas bate muito mal e a bola voa por cima da meta.
-Chicão cobra o segundo, escorrega na hora da batida e João Leite defende, sem dar rebote.
-Ziza cobra bem e finalmente abre o placar. 1x0 galo, depois de duas cobranças para cada equipe.
-Peres bate com categoria e empata para o tricolor. O goleiro atleticano quase defende.
-Alves cobra forte, no meio do gol e coloca o time mineiro em vantagem, 2x1 após 3 cobranças.
-Antenor, também solta uma bomba no canto direito e empata a disputa. Tudo empatado 2x2 -Joãosinho Paulista manda a bola nas nuvens e após 4 cobranças, segue 2x2.
-Bezerra cobra bem, no canto esquerdo e faz 3x2 São Paulo.
-Márcio cobra alto, longe da meta e o tricolor paulista é campeão brasileiro de 1977.
-Era o primeiro título do tricolor paulista, em campeonatos brasileiros. Foi o tricampeonato de Rubens Minelli. E foi injusto, se considerarmos toda a a campanha, na qual o galo foi bem melhor e mais regular do que o São Paulo. Mas se considerarmos somente a decisão, mesmo a partida sendo realizada no Mineirão, o tricolor paulista foi sempre superior e esteve muito mais próximo da vitória.
-Quem se interessar pelo jogo completo, é só entrar em contato com gugaroman@hotmail.com, para ter acesso a esse e outros 5700 jogos do meu acervo.
-Espero que tenham gostado, e já adianto que a próxima partida histórica que será relatada aqui no blog, vai ser o jogo do título carioca de 78, Flamengo 1x0 Vasco, no famoso gol do Rondinelli. Até lá!
,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Reinaldo foi suspenso porque o julgamento por sua expulsão no início do campeonato só ocorreu na semana da decisão. Enrolaram, enrolaram e tiraram da final o jogador que fez 28 gols em 18 partidas, sem cobrar falta nem pênalti.
ResponderExcluirExiste uma confusão. O Galo jogou contra o Nacional Fast Clube do Amazonas na primeira fase e na terceira e última, antes das semifinais. O Reinaldo foi expulso no jogo da TERCEIRA FASE, dia 01/02/1978, em Manaus, vitória de 2x1 do Galo. O Serginho foi expulso no jogo Botafogo-SP 1x0 São Paulo, em 12/02/1978, o carnaval de 1978 foi nos dias 4 até 7 de fevereiro de 1978, portanto, o julgamento foram praticamente juntos.
ExcluirNessa ficha técnica do jogo não consta o lance em que o Neca quebra a perna do Angelo, e o Chicão na passagem pisa no tornozelo do rapaz já com a perna quebrada.
ResponderExcluirFaltou descrever o penalti indiscutível de Viana sobre Serginho no segundo tempo e o medroso (para não dizer comprometido) Arnaldo César Coelho fingiu que não viu...
ResponderExcluir